Mostrar registro simples

dc.contributor.authorYonegura, Valeria Borgespt_BR
dc.contributor.authorDomeneghini, Jenniferpt_BR
dc.contributor.authorVargas, Júlio Celso Borellopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, André Luiz Lopes dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-19T03:32:02Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2177-3300pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263799pt_BR
dc.description.abstractOs circuitos-curtos alimentares favorecem a comercialização de produtos locais vendidos pelos próprios produtores ou no máximo com um intermediário, gerando grandes vantagens ecológicas e contribuindo com os ganhos da prática da Agricultura Urbana. A mobilidade, ou a falta dela, pode ter grande relação com a capacidade financeira de se usufruir do sistema de transporte. Ainda que este seja tido como rápido e inclusivo, a falta de acessibilidade em regiões mais periféricas também pode impedir sua utilização, seja devido à distância, ou pela falta de investimentos em infraestrutura, como passeios ou pavimentação das vias. Este artigo pretende contribuir para a divulgação dos problemas de mobilidade na região sul de Curitiba. Com um levantamento bibliográfico referente às questões de mobilidade, o artigo visa introduzir o assunto para futuras pesquisas relacionadas à imobilidade e perda de oportunidades na região sul de Curitiba. Os resultados apontam que os ganhos com a prática de agricultura urbana, entre eles os benefícios ecológicos dos circuitos-curtos alimentares, são tolhidos pelo isolamento de seus hortelões.pt_BR
dc.description.abstractThe Short food circuits, or short food supply chains, supports the marketing of local products, sold by the producers themselves or at most with one more intermediary, generating great ecological advantages and contributing to the gains of the practice of Urban Agriculture. Mobility, or the lack of it, can have a strong relationship with the financial capacity to use the transportation system. Although this is considered fast and inclusive, the lack of accessibility in more peripheral regions may also restrict its use, either because of distance or lack of infrastructure investments, such as sidewalks or pavement roads. This article intends to contribute to the dissemination of the mobility problems in Curitiba's southern region. With a bibliographical survey regarding mobility issues, the article aims to introduce the subject for future research related to immobility and loss of opportunities in Curitiba's southern region. The results point out that the gains from the practice of urban agriculture, among them the ecological benefits of short food supply chains, are hindered by the isolation of its gardeners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Percurso. Maringá. Vol. 14, n. 1 (2022), p. 187-204pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCity marketingen
dc.subjectAgricultura urbanapt_BR
dc.subjectMobilityen
dc.subjectAbastecimento de alimentospt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectShort food supply chainsen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban agricultureen
dc.subjectUrban planningen
dc.titleMobilidade e circuitos-curtos alimentares : inclusão e oportunidades na região sul de Curitiba, PRpt_BR
dc.title.alternativeMobility and short food circuits : inclusion and opportunities in the soutrhern regiuon of Curitiba, PRen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173197pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples