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dc.contributor.advisorSchwingel, Paulo Adrianopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Nicodemos Felipe dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:40:25Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263741pt_BR
dc.description.abstractA Pandemia de COVID-19 teve início em dezembro de 2019 e levou a maioria dos governos a decretar o fechamento temporário das instituições educacionais em todo o mundo. Nesse contexto do distanciamento social, a depressão, frustração, incerteza e medo se tornaram cada vez mais evidentes, provocando aumento considerável nos níveis de estresse e ansiedade em toda parte do planeta. Não demorou para que esta realidade adentrasse as universidades brasileiras, seja na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lócus do programa de doutorado, ou na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lócus laboral e de pesquisa. Cada vez mais de forma intensa foi verificado o agravamento do sofrimento e adoecimento emocional nesses espaços. Diante disso, a materialização de propostas de Educação em Saúde em ambientes universitários se torna essencial, especialmente em períodos de sofrimento emocional, estresse, ansiedade e depressão, ou seja, em momentos de medo e insegurança, tais como o da Pandemia de COVID-19. Dentre outras possibilidades, defendemos a proposta de educação em saúde baseada em mindfulness, que se mostra favorável a diversas adaptações, conforme os objetivos e públicos específicos, podendo ser aplicada de forma síncrona, assíncrona, presencial, até mesmo no formato virtual. Mindfulness significa estar presente, momento a momento, com intencionalidade e semjulgamento. A prática Mindfulness é oriunda das tradições contemplativas orientais, possuindo raízes imbricadas à tradução do termo “sati” do dialeto indiano Pali, que significa “lembrança” ou “lembrar”, termo utilizado pelas antigas escrituras budistas em referência à atividade da mente, à constante presença da mente e à lembrança de manter a consciência. No contexto laico universitário, a prática mindfulness se iniciou no Centro Médico da Universidade de Massachussetts em 1979, quando o professor Jon Kabat-Zinn desenvolveu o Programa “Mindfulness-Based Stress Reduction” (MBSR), popularmente conhecido no Brasil como “Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness” ou “Curso de Oito Semanas Baseado em Mindfulness”. Sendo assim, o objetivo desta tese foi analisar a prática Mindfulness na UFRPE como proposta de Educação em Saúde para servidores docentes e técnicos no contexto da Pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de caráter narrativo e reflexivo com amostra intencional. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas distintas técnicas e métodos mistos de investigação, tais como a revisão sistematizada da literatura, a metodologia de relato de experiência e de relato autobiográfico. Docentes e técnicos da UFRPE participaram da aventura mindfulness por meio de duas ações educativas propostas nos objetivos específicos, a saber: a Série “Medita Rural” e o Curso “Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness (Atenção Plena) na UFRPE”. O método da hermenêutica-dialética foi utilizado para a análise dos dados primários. As orientações metodológicas para revisões sistemáticas recomendadas pelas Diretrizes Metodológicas para a elaboração de Revisão Sistemática foram observadas na análise dos dados secundários. Os resultados desta tese foram apresentados sob a forma de quatro produtos técnico-científicos, a saber: 1) artigo de revisão, em fase de submissão; 2) relato de experiência, publicado sob a forma de artigo; 3) relato autobiográfico, publicado sob a forma capítulo de livro; 4) evento de extensão de abrangência estadual, realizado em 2023 na UFRPE. Pelo trabalho desenvolvido, é possível concluir que a proposta de Educação em Saúde baseada em Mindfulness é viável, sendo considerada eficiente na promoção do bemestar da comunidade universitária, em especial da UFRPE, e no desenvolvimento de habilidades de atenção plena.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 Pandemic began in December 2019 and led most governments to decree the temporary closure of educational institutions around the world. In this context of social distancing, depression, frustration, uncertainty, and fear have become increasingly clear, causing a considerable increase in stress and anxiety levels in every part of the planet. It did not take long for this reality to enter Brazilian universities, whether at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), the locus of the doctoral program, or at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), work and research locus. Increasingly intensely, the aggravation of suffering and emotional illness in these spaces was verified. In view of this, the materialization of Health Education proposals in university environments becomes essential, especially in periods of emotional suffering, stress, anxiety, and depression, that is, in moments of fear and insecurity such as the COVID-19 Pandemic. Among other possibilities, we defend the proposal of health education based on mindfulness, which is favorable to several adaptations, according to the aims and specific audiences, and can be applied in a synchronous, asynchronous, face-to-face, and even virtual format. Mindfulness means being present, moment-to-moment with intentionality and non-judgment. The Mindfulness practice comes from Eastern contemplative traditions, having roots intertwined with the translation of the term “sati” from the Indian Pali dialect, which means “remembrance” or “to remember”, a term used by ancient Buddhist scriptures in reference to the activity of the mind, the constant presence of mind and the reminder to keep awareness. In the secular university context, mindfulness practice began at the University of Massachusetts Medical Center in 1979 when Professor Jon Kabat-Zinn developed the “Mindfulness-Based Stress Reduction” (MBSR) Mindfulness-Based” or “Mindfulness-Based Eight-Week Course”. Therefore, the aim of this thesis was to analyze the Mindfulness practice at UFRPE as a Health Education proposal for teachers and technicians in the context of the COVID-19 Pandemic. This is an observational, descriptive, narrative, and reflective study with an intentional sample. In the development of the research, different techniques and mixed methods of investigation were used, such as the systematic review of the literature, the method of the experience report, and the autobiographical report. Professors and technicians from UFRPE participated in the mindfulness adventure through two educational actions proposed in the specific aims, namely: the “Medita Rural” Series and the Course “Quality of Life-Based on Mindfulness (Full Attention) at UFRPE”. The hermeneutic-dialectic method was used for the analysis of primary data. The methodological guidelines for systematic reviews recommended by the Methodological Guidelines for the preparation of a Systematic Review were seen in the analysis of secondary data. The results of this thesis were presented in the form of four technical-scientific products, namely: 1) a review article, in the submission phase; 2) an experience report, published as an article; 3) an autobiographical report, published as a book chapter; 4) state-wide extension event held in 2023 at UFRPE. From the work carried out, it is possible to conclude that the proposal for Health Education based on Mindfulness is practical, being considered efficient in promoting the well-being of the university community, especially at UFRPE, and in the development of mindfulness skills.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectMindfulnessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectUniversidade Federal Rural de Pernambucoen
dc.subjectSatisfação pessoalpt_BR
dc.subjectCOVID-19en
dc.subjectUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.subjectWell-beingen
dc.titleA aventura mindfulness na Universidade Federal Rural de Pernambuco : uma proposta de educação em saúde no ambiente universitáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001174998pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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