Análise da presença social em um curso online, aberto e massivo sobresegurança do paciente: estudo quase experimental
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Date
2023Author
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Academic level
Doctorate
Type
Title alternative
Social relations between professionals from the office on the street and homeless people : a phenomenological study
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: os cursos online, abertos e massivos (MOOC) são considerados formas de compartilhar conhecimento de maneira acessível e com baixo custo. A avaliação desses cursos tem sido um tema bastante debatido nos últimos anos. Nesse contexto, o Community of Inquiry é um modelo utilizado para esse propósito, sendo um de seus domínios, a Presença Social, considerado como um fator de sucesso para o aprendizado online. Objetivo: analisar a Presença Social em um MOOC sobre segurança do paciente, na ...
Introdução: os cursos online, abertos e massivos (MOOC) são considerados formas de compartilhar conhecimento de maneira acessível e com baixo custo. A avaliação desses cursos tem sido um tema bastante debatido nos últimos anos. Nesse contexto, o Community of Inquiry é um modelo utilizado para esse propósito, sendo um de seus domínios, a Presença Social, considerado como um fator de sucesso para o aprendizado online. Objetivo: analisar a Presença Social em um MOOC sobre segurança do paciente, nas versões com e sem ferramentas de interação. Método: pesquisa do tipo quase experimental grupo controle não equivalente. Na primeira etapa, foi realizada a tradução e validação do Community of Inquiry Survey Instrument para o português do Brasil. O MOOC, objeto desta investigação, “Cuidados à saúde e segurança: o paciente e sua família tem papel fundamental” e está hospedado na Plataforma Lúmina e, para o desenvolvimento da pesquisa, foi disponibilizado nas versões com atividades que promoviam a interação (grupo experimento) e sem interação (grupo controle). A população do estudo foi constituída pelos participantes do MOOC, e conforme cálculo amostral foram incluídos 100 participantes concluintes em cada versão do curso. Os critérios de inclusão foram estar inscrito e ter concluído o curso. Foram excluídos os participantes que não responderam o instrumento Comunidade Investigativa na íntegra. A coleta de dados foi composta pelo Instrumento de avaliação do MOOC, no formato Google Forms, disponibilizado ao final do curso contendo duas partes: dados de caracterização e o instrumento Comunidade Investigativa. Também foram coletados, na Plataforma Lúmina, dados referentes ao acesso aos materiais, participação em fóruns de discussão e envio de dúvidas aos responsáveis pelo curso. O banco de dados foi organizado no programa Excel for Windows e analisado pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 18.0. Foi realizada a estatística descritiva e analítica, admitido-se um nível de significância de pelo menos 95% para todas as inferências estatísticas (p≤0.05). O estudo foi cadastrado na Plataforma Brasil e aprovado sob CAAE 47663021.6.0000.5347. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi aplicado online antes da apresentação do instrumento de coleta de dados. Resultados: a amostra foi composta majoritariamente por mulheres, com idades média de 29,56 anos (± 9,4) e 29,68 anos (±10) nos grupos experimento e controle, respectivamente. Em ambos os grupos, predominou a escolaridade Ensino Superior Incompleto sendo que 92% relataram serem estudantes ou profissionais da área da saúde. O curso atendeu as expectativas de 100% (Grupo Experimento) e 99% (Grupo Controle) dos participantes, sendo as notas finais médias atribuídas 9,38 (±0,98) e 9,22 (±1,01) respectivamente. Os escores médios gerais das Presenças de Ensino (4,08±0,71 e 4,28±0,57), Social (3,57± 0,83 e 3,87±0,68) e Cognitiva (3,96±0,66 e 4,21±0,56), respectivamente no grupo controle e no experimental, foram estatisticamente mais altos no Grupo Experimento. Os itens significativamente mais altos da Presença Social foram “Ter contato com os demais participantes deu-me a sensação de pertencimento no curso” (3,85±0,85), “A comunicação online ou através da internet é um excelente meio para interação social” (4,16±0,80), “Eu me senti confortável participando das discussões do curso” (3,99±0,81), “Eu me senti confortável interagindo com outros participantes do curso” (3,80±0,84) e, “As discussões online me auxiliaram a desenvolver a sensação de colaboração” (3,95±0,78). Considerações finais: Os escores atribuídos à Presença Social se mostraram de maneira geral mais altos no Grupo Experimento, refletindo a importância da inclusão de atividades de interação nos MOOC, reforçada pelo meio de comunicação principal desse grupo ter se dado através do Fórum de Discussão. ...
Abstract
Introduction: online, open and massive courses (MOOC) are considered ways to share knowledge in an accessible and low-cost way. The evaluation of these courses has been a hotly debated topic in recent years. In this context, the Community of Inquiry is a model used for this purpose, one of its domains, Social Presence, being considered a success factor for online learning. Objective: to analyze Social Presence in a MOOC on patient safety, in versions with and without interaction tools. Method: ...
Introduction: online, open and massive courses (MOOC) are considered ways to share knowledge in an accessible and low-cost way. The evaluation of these courses has been a hotly debated topic in recent years. In this context, the Community of Inquiry is a model used for this purpose, one of its domains, Social Presence, being considered a success factor for online learning. Objective: to analyze Social Presence in a MOOC on patient safety, in versions with and without interaction tools. Method: quasi-experimental non-equivalent control group research. In the first stage, the Community of Inquiry Survey Instrument was translated and validated into Brazilian Portuguese. The MOOC, object of this investigation, “Health care and safety: the patient and his family have a fundamental role” and is hosted on the Lúmina Platform and, for the development of the research, was made available in versions with activities that promoted interaction (experiment group ) and without interaction (control group). The study population consisted of MOOC participants, and according to the sample calculation, 100 graduating participants were included in each version of the course. Inclusion criteria were being enrolled and having completed the course. Participants who did not complete the Investigative Community instrument were excluded. Data collection consisted of the MOOC Assessment Instrument, in Google Forms format, available at the end of the course, containing two parts: characterization data and the Investigative Community instrument. Data regarding access to materials, participation in discussion forums and sending questions to those responsible for the course were also collected on the Lúmina Platform. The database was organized using Excel for Windows and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 18.0. Descriptive and analytical statistics were performed, assuming a significance level of at least 95% for all statistical inferences (p≤0.05). The study was registered on Plataforma Brasil and approved under CAAE 47663021.6.0000.5347. The Informed Consent Form (TCLE) was applied online before presenting the data collection instrument. Results: the sample consisted mostly of women, with a mean age of 29.56 years (± 9.4) and 29.68 years (± 10) in the experiment and control groups, respectively. In both groups, Incomplete Higher Education predominated, with 92% reporting being students or health professionals. The course met the expectations of 100% (Experiment Group) and 99% (Control Group) of the participants, with the average final grades assigned being 9.38 (±0.98) and 9.22 (±1.01) respectively. The general mean scores of Teaching Attendance (4.08±0.71 and 4.28±0.57), Social (3.57± 0.83 and 3.87±0.68) and Cognitive (3.96 ±0.66 and 4.21±0.56), respectively in the control and experimental groups, were statistically higher in the experimental group. The significantly higher items of Social Presence were “Having contact with the other participants gave me a sense of belonging in the course” (3.85±0.85), “Online communication or via the internet is an excellent means for interaction social” (4.16±0.80), “I felt comfortable participating in course discussions” (3.99±0.81), “I felt comfortable interacting with other course participants” (3.80± 0.84) and, “Online discussions helped me to develop a sense of collaboration” (3.95±0.78). Final considerations: The scores attributed to Social Presence were generally higher in the Experimental Group, reflecting the importance of including interaction activities in the MOOC, reinforced by the fact that this group's main means of communication was through the Discussion Forum. ...
Resumen
Introducción: los cursos en línea, abiertos y masivos (MOOC) se consideran formas de compartir conocimientos de manera accesible y de bajo costo. La evaluación de estos cursos ha sido un tema muy debatido en los últimos años. En este contexto, la Comunidad de Indagación es un modelo utilizado para este propósito, siendo uno de sus dominios, la Presencia Social, considerado un factor de éxito para el aprendizaje en línea. Objetivo: analizar la Presencia Social en un MOOC sobre seguridad del paci ...
Introducción: los cursos en línea, abiertos y masivos (MOOC) se consideran formas de compartir conocimientos de manera accesible y de bajo costo. La evaluación de estos cursos ha sido un tema muy debatido en los últimos años. En este contexto, la Comunidad de Indagación es un modelo utilizado para este propósito, siendo uno de sus dominios, la Presencia Social, considerado un factor de éxito para el aprendizaje en línea. Objetivo: analizar la Presencia Social en un MOOC sobre seguridad del paciente, en versiones con y sin herramientas de interacción. Método: investigación cuasi-experimental con grupo control no equivalente. En la primera etapa, el Instrumento de Encuesta de la Comunidad de Indagación fue traducido y validado al portugués brasileño. El MOOC, objeto de esta investigación, “Cuidado de la salud y seguridad: el paciente y su familia tienen un papel fundamental” y se encuentra alojado en la Plataforma Lúmina y, para el desarrollo de la investigación, estuvo disponible en versiones con actividades que promovían la interacción (grupo de experimentación) y sin interacción (grupo de control). La población de estudio estuvo constituida por los participantes del MOOC, y según el cálculo de la muestra, se incluyeron 100 participantes graduados en cada versión del curso. Los criterios de inclusión fueron estar matriculado y haber realizado el curso. Se excluyeron los participantes que no completaron el instrumento de la Comunidad Investigadora. La recolección de datos consistió en el Instrumento de Evaluación MOOC, en formato Google Forms, disponible al final del curso, que contiene dos partes: datos de caracterización y el instrumento Comunidad Investigadora. En la Plataforma Lúmina también se recogieron datos sobre acceso a materiales, participación en foros de discusión y envío de consultas a los responsables del curso. La base de datos se organizó en Excel para Windows y se analizó con el Paquete Estadístico para Ciencias Sociales (SPSS) 18.0. Se realizaron estadísticas descriptivas y analíticas, asumiendo un nivel de significancia de al menos 95% para todas las inferencias estadísticas (p≤0.05). El estudio fue registrado en Plataforma Brasil y aprobado bajo CAAE 47663021.6.0000.5347. Resultados: la muestra estuvo compuesta en su mayoría por mujeres, con una edad media de 29,56 años (± 9,4) y 29,68 años (± 10) en los grupos experimental y control, respectivamente. En ambos grupos predominó la Enseñanza Superior Incompleta, con un 92% declarando ser estudiante o profesional de la salud. El curso cumplió con las expectativas del 100% (Grupo Experimentación) y del 99% (Grupo Control) de los participantes, siendo la nota final promedio asignada de 9,38 (±0,98) y 9,22 (±1,01) respectivamente. Las puntuaciones medias generales de Asistencia Docente (4,08±0,71 y 4,28±0,57), Social (3,57±0,83 y 3,87±0,68) y Cognitiva (3,96±0,66 y 4,21±0,56), respectivamente en los grupos control y experimental, fueron estadísticamente superiores en el grupo experimental. Los ítems significativamente más altos de Presencia Social fueron “Tener contacto con los demás participantes me dio un sentido de pertenencia en el curso” (3,85±0,85), “La comunicación en línea o a través de internet es un medio excelente para la interacción social” (4,16±0,80 ), “Me sentí cómodo participando en las discusiones del curso” (3.99±0.81), “Me sentí cómodo interactuando con otros participantes del curso” (3.80± 0.84) y “Las discusiones en línea me ayudaron a desarrollar un sentido de colaboración” (3.95±0.78). Consideraciones finales: las puntuaciones atribuidas a la Presencia Social fueron generalmente más altas en el Grupo Experimental, lo que refleja la importancia de incluir actividades de interacción en el MOOC, reforzada por el hecho de que el principal medio de comunicación de este grupo era a través del Foro de Discusión. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Collections
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Health Sciences (9085)Nursing (624)
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