Formação continuada de professores de educação física escolar em tempos de distanciamento social
View/ Open
Date
2021Type
Title alternative
Course for school physical education teachers in times of social distance
La formación continua del profesorado de educación física escolar en tiemposde distancia social
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma ...
O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola. ...
Abstract
The article discusses the training of Physical Education teachers. The objective is to analyze the effects of conducting open courses for Physical Education teachers in times of social distance, caused by the Covid-19 pandemic. It is a qualitative researchthat analyzed materials from two extension courses, promoted by the Federal University of Rio Grande do Sul, in 2020 and 2021. The course was conducted by Youtube and the Moodle platform. Comments from participants on the Youtube channel and t ...
The article discusses the training of Physical Education teachers. The objective is to analyze the effects of conducting open courses for Physical Education teachers in times of social distance, caused by the Covid-19 pandemic. It is a qualitative researchthat analyzed materials from two extension courses, promoted by the Federal University of Rio Grande do Sul, in 2020 and 2021. The course was conducted by Youtube and the Moodle platform. Comments from participants on the Youtube channel and texts produced as the final task of the course, published as e-books, were analyzed. We understand that teachers reflect on their practice during the debates and seek to conduct their pedagogical work based on the topics discussed in the course. We emphasize the importance of providing quality training for teachers and bringing university and school closer together. ...
Resumen
El artículo analiza la formación continua de los profesores de Educación Física. El objetivo es analizar los efectos de la realización de cursos de extensión para docentes de Educación Física en tiempos de distanciamiento social, provocados por la pandemia Covid-19. Se trata de una investigación cualitativa que analizó materiales de dos cursos de extensión, promovidos por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, en 2020 y 2021. El curso fue realizado por Youtube y la plataforma Moodle. Se a ...
El artículo analiza la formación continua de los profesores de Educación Física. El objetivo es analizar los efectos de la realización de cursos de extensión para docentes de Educación Física en tiempos de distanciamiento social, provocados por la pandemia Covid-19. Se trata de una investigación cualitativa que analizó materiales de dos cursos de extensión, promovidos por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, en 2020 y 2021. El curso fue realizado por Youtube y la plataforma Moodle. Se analizaron los comentarios de los participantes en el canal de Youtube y los textos producidos como tarea final del curso, publicados en forma de libros electrónicos. Se observa que los docentes expresan reflexiones sobre su práctica durante los debates y buscan construir su trabajo pedagógico en base a los temas tratados en el curso. Se destaca la importancia de ofrecer una formación docente de calidad y acercar la universidad a la escuela. ...
In
Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 23, n.2 (2021), p. 124-138
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Health Sciences (10760)
This item is licensed under a Creative Commons License