Diferenciação de produtos em um duopólio utilizando a teoria do consumidor de Lancaster
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Product differentiation in a duopoly using Lancaster’s consumer theory
Assunto
Resumo
Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, ...
Neste artigo propomos uma parametrizaçãopara as características dos produtos em um modelo dediferenciação de produtos de Lancaster com dois bens e duas características, a fim de estudar o impacto do grau de diferenciação dos produtos no equilíbrio de um duopólio de Cournot. Obtemos o equilíbrio de Cournot do modelo analiticamente e as curvas de reação das firmas numericamente. Quando os custos marginais das firmas são iguais ou próximos, mostramos que quanto mais diferenciados são os produtos, menores são as quantidadese maiores os preços e lucros auferidosno equilíbriopara as duas firmas; quando uma firma apresenta custo marginal positivo muito menor do que a sua concorrente, o lucro da firma mais competitiva, que domina o mercado, é maior quanto mais semelhantes forem os produtos, enquanto que para a firma com menor fatia de mercado ocorre o oposto; por fim, se uma das firmas apresenta custo marginal nuloea outra não, a firma mais competitiva expulsa a menos competitiva do mercado, situação na qual o seu lucro se torna independente das características do produto. ...
Abstract
In this paper we propose aparametrization for the characteristics of products in a Lancaster model of product differentiation with two goods and two characteristics, in order tostudy the impact of product differentiation in a Cournot duopoly equilibrium. We obtain the Cournot equilibriumof the model analytically, and the firm’s best response curves numerically. Whenboth firms have equal or similar marginal costs, more differentiated products imply in lower quantities, and higher pricesand profi ...
In this paper we propose aparametrization for the characteristics of products in a Lancaster model of product differentiation with two goods and two characteristics, in order tostudy the impact of product differentiation in a Cournot duopoly equilibrium. We obtain the Cournot equilibriumof the model analytically, and the firm’s best response curves numerically. Whenboth firms have equal or similar marginal costs, more differentiated products imply in lower quantities, and higher pricesand profits in the equilibrium for bothfirms; when both firms present a greater disparity in terms of positive marginal costs, less differentiated products imply in higher profits for the most competitive firm, the opposite happening with the less competitive one; finally, if one firm have zero marginal cost, it expels its less competitive competitor from the market, and its profits becomesindependent from the characteristics of the product. ...
Contido em
Informe Econômico (UFPI). Teresina, PI: UFPI. Vol. 46, n. 1 (jan./jun. 2023), 4-22
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License