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Preocupação : avaliação e seus efeitos sobre a memória de trabalho
dc.contributor.advisor | Gomes, William Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreno, André Luiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-12T03:48:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263435 | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa dissertação, dividida em dois estudos, teve como objetivos adaptar o Inventário de Pensamentos Ansiosos (IPAn) para estudantes universitários brasileiros e investigar efeitos da preocupação na memória de trabalho através de tarefas verbais e visuo-espaciais. Participaram do estudo de adaptação do IPAn 276 estudantes universitários. O IPAn apresentou boa consistência interna (α= 0,86) e divisão em três fatores em sua estrutura fatorial. Além disso, correlacionou-se moderadamente com o Inventário Beck de Ansiedade, com o Inventário Beck de Depressão, com o Penn State Worry Questionnaire (PSWQ) e o Questionário de Ruminação e Reflexão. Participaram do estudo de investigação de efeitos da preocupação na memória de trabalho 46 estudantes universitários, divididos em alta e baixa frequência de preocupação, de acordo com PSWQ. O segundo estudo apontou déficits de desempenho para tarefas verbais e déficits de eficiência para tarefas visuais no grupo com alta frequência de preocupação. Implicações de ambos os estudos para caracterização de efeitos cognitivos da preocupação são discutidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation is divided into two studies aimed to adapt the Anxious Thoughts Inventory (IPAn) to Brazilian undergraduate students and investigate effects of worry in working memory verbal and visuo-spatial tasks. 276 undergraduate students participated in the study of the instrument adaptation. The IPAn presented good internal consistency (α = 0.86) and three factors in its factor structure. Furthermore, the IPAn correlated moderately with the Beck Anxiety Inventory, the Beck Depression Inventory, the Penn State Worry Questionnaire (PSWQ) and the Rumination and Reflection Questionnaire. 46 undergraduate, divided into high and low worriers according to PSWQ score, participated of the study that investigated the effects of worry in working memory. The second study identified performance deficits for verbal tasks and efficiency deficits in visual tasks in high-worriers group. These results are relevant to the Attencional Control Theory. Implications of both studies to characterize cognitive effects of worry are discussed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Working memory | en |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Worry assessment | en |
dc.subject | Memória de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Attentional control theory | en |
dc.subject | Anxiety | en |
dc.subject | Intrusive thoughts | en |
dc.title | Preocupação : avaliação e seus efeitos sobre a memória de trabalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gauer, Gustavo | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000902705 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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