Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Mirella de Almeida Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-12T03:47:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263425pt_BR
dc.description.abstractA cena drag queen origina-se muito antes do que conhecemos hoje como um símbolo pop em filmes, na música ou em reality shows. Presentes na sociedade desde os palcos da Grécia Antiga até as representações sacras italianas, as drag queens já conquistaram seu espaço em apresentações em boates e adquiriram voz e força na representatividade política e militante da comunidade LGBTQIA+. Entretanto, o conhecimento desse nicho ainda tem muito o que ser explorado. Na presente pesquisa, estudamos drag queens de Porto Alegre como audiência, conhecendo seus consumos midiáticos para traçar relações com a criação de suas personas. Para compreender mais a respeito das drag queens, sua montação, história e desdobramentos, nos debruçamos em autores como Vencato (2002), Baker (1994), Santos (2012), Trevisan (2018), entre outros. Sobre consumo midiático, nos baseamos na conceituação de Canclini (1993), Barbosa e Campbell (2006) e Douglas e Isherwood (2005).pt_BR
dc.description.abstractThe origins of drag queen culture extend far beyond its contemporary association with pop symbols in movies, music, and reality shows. From the ancient Greek stage to Italian religious festivals, drag queens have been present in society and have established a strong presence in nightclub entertainment, as well as becoming prominent voices in the political and activist movements of the LGBTQIA+ community. Nevertheless, there is still much to be explored regarding this subculture, and our current research seeks to understand the media consumption habits of drag queen audiences in Porto Alegre, Brazil, in order to draw connections between their consumption patterns and the creation of their personas. To achieve a more comprehensive understanding of drag culture, its history, and its implications, we have conducted a thorough review of the works of authors such as Vencato (2002), Baker (1994), Santos (2012), and Trevisan (2018), among others. In regard to media consumption, we have based our approach on the theoretical frameworks of Canclini (1993), Barbosa and Campbell (2006), and Douglas and Isherwood (2005).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia consumptionen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectDrag Queensen
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectPop cultureen
dc.titleA performance drag queen gaúcha: uma análise do consumo midiático de drags de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSifuentes, Lírianpt_BR
dc.identifier.nrb001174469pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples