Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorThom, Lucinéia Heloisapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Diogo Borges dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-08T03:40:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263302pt_BR
dc.description.abstractO gerenciamento eficiente de processos de negócio nas organizações impacta na qualidade dos produtos e serviços prestados e, por consequência, interferem na competitividade destas organizações. Entretanto, é percebida pelas organizações uma dificuldade dos colaboradores para realizar as etapas do gerenciamento de processos de negócio, o que pode estar relacionado com os desafios e obstáculos do ensino e aprendizado de BPM. Além disso, há escassez de instrutores especializados, falta de consenso sobre o currículo dos cursos e algumas fases do ciclo de vida do BPM não são abordadas nos cursos. Assim, o presente estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para investigar quais as abordagens de ensino e aprendizado de BPM são utilizadas e como elas são desenvolvidas pelos autores. Ainda, investiga as fases do ciclo de vida do BPM que são desenvolvidas e como essas abordagens influenciam no ensino e aprendizado dos conceitos associados com a disciplina, como se relacionam com a motivação e interesse dos estudantes e se melhoram de alguma forma a sua compreensão e habilidades de execução de suas atividades. Foram encontrados sete classificações de abordagens e metodologias para o ensino e aprendizado de BPM. Elas são desenvolvidas desde a leitura de uma coleção de bibliografias, até a utilização de plataformas computacionais, como ambientes virtuais 3D e interfaces web, ou modelos de colaboração, entre outros. Em relação às fases do ciclo de vida do BPM, observou-se que muitas abordagens tratam da fase de descoberta de processos, pois é nela que ocorre a modelagem, geralmente adotando a BPMN, que é uti lizada nas fases posteriores para a análise, melhoria e controle dos processos. Já quanto à motivação e engajamento dos estudantes para as atividades de ensino e aprendizado, as abordagens que estão mais relacionadas são as baseadas em jogos sérios e plataformas virtuais 3D. Com as informações coletadas e analisadas por meio deste estudo é possível a compreensão das abordagens de ensino e aprendizado de BPM encontradas na literatura e como estas são conduzidas, além de como elas impactam na melhoria das habilidades e competências dos estudantes. Desta forma, o presente trabalho pode servir como base para futuras pesquisas e desenvolvimentos de recursos pedagógicos e ferramentas educa cionais relacionados ao BPM e às fases de seu ciclo de vida.pt_BR
dc.description.abstractThe efficient management of business processes in organizations impacts the quality of products and services provided and, consequently, interferes with the competitiveness of these organizations. However, organizations perceive difficulty for employees to carry out the stages of business process management, which may be related to the challenges and obstacles of teaching and learning BPM. In addition, there is a shortage of specialized instructors, a lack of consensus on course curriculum, and some BPM lifecycle phases are not covered in courses. Thus, the present study performs a systematic review of the liter ature to investigate which BPM teaching and learning approaches are used and how they are developed by the authors. Furthermore, it investigates the BPM lifecycle’s phases that are developed and how these approaches influence the teaching and learning of concepts associated with the discipline, how they relate to students’ motivation and interest, and if they somehow improve their understanding and skills to carry out their activities. Seven classifications of approaches and methodologies for teaching and learning BPM were found. They are developed from reading a collection of bibliographies to the use of com putational platforms, such as 3D virtual environments and web interfaces or collaboration models, among others. Regarding the phases of the BPM lifecycle, it was observed that many approaches deal with the process discovery phase since it is in this phase that mod eling takes place, generally adopting BPMN, which is used in later phases for analysis, improvement, and process control. The approaches that are most related to the motivation and engagement of students in teaching and learning activities are those based on serious games and 3D virtual platforms. With the information collected and analyzed through this study, it is possible to understand the BPM teaching and learning approaches found in the literature and how they are conducted, as well as how they impact the improvement of students’ skills and competencies. In this way, the present study can serve as a basis for future research and development of pedagogical resources and educational tools related to BPM and the phases of its lifecycle.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessos de negóciospt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGerenciamento de processos de negóciospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMetodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeMethodologies and Approaches for Teaching and Learning Business Process Management : A Systematic Literature Review en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174641pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem