A Epistemologia Genética em um Experimento
dc.contributor.author | Ferreira, Valter Antônio | pt_BR |
dc.contributor.author | Nicolete, Priscila Cadorin | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Becker, Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:35:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263171 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata do desenvolvimento de um experimento virtual imersivo 3D de magnetismo elaborado na plataforma Open Sim. A fundamentação teórica encontra-se na Epistemologia Genética, a coleta de dados inspirou-se no Método Clínico de Piaget e a análise foi realizada com base nos estudos de Piaget e Inhelder sobre o pensamento do adolescente. Os dados foram obtidos pela gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica ao longo das simulações virtuais. Os resultados demonstraram a viabilidade da criação de experimentos virtuais imersivos 3D de magnetismo sob a ótica da teoria de Piaget, além de apontar para o uso do pensamento formal por parte dos sujeitos entrevisados. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work deals with the development of an immersive 3D virtual experiment of magnetism elaborated on the OpenSim platform. The theoretical basis is found in Genetic Epistemology, the data collection was inspired by the Clinical Method of Piage t and the analysis was carried out based on the studies of Piaget and Inhelder on the thought of the adolescent. The data were obtained by the audiovisual reco rding of the clinical interview application during the virtual simulations. The results demonstrated the feasibility of creating 3D immersive virtual magnetism experiments under the perspective of Piaget's theory, besides pointing to the use of formal thinking by the interviewed subjects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 2 (2018), p. 535-545 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Virtual Immersive 3D Laboratory | en |
dc.subject | Laboratório virtual | pt_BR |
dc.subject | Genetic Epistemology | en |
dc.subject | Physics Teaching | en |
dc.title | A Epistemologia Genética em um Experimento | pt_BR |
dc.title.alternative | Genetic Epistemology in 3D Virtual Immersive Magne tism Experiment | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173406 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)