Mostrar el registro sencillo del ítem
Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D
dc.contributor.author | Voss, Gleizer Bierhalz | pt_BR |
dc.contributor.author | Tibola, Leandro Rosniak | pt_BR |
dc.contributor.author | Zunguze, Manuel Constantino | pt_BR |
dc.contributor.author | Nichele, Aline Grunewald | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Bercht, Magda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:34:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263144 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os mundos virtuais 3D têm sido utilizados para os mais diversos fins. Dentre estas atividades podem ser citadas as de lazer, comércio, relações sociais e educação. O uso de mundos virtuais para a educação tem ganhado cada vez mais atenção na medida em que o potencial destes ambientes é utilizado para pesquisas de ensino e de aprendizagem. Um dos aspectos ainda pouco explorado é de como e se os recursos dos mundos virtuais afetam os usuários, em especial a aparência e a adição de gestos aos avatares e aos personagens não-jogáveis. Este artigo tem como objetivo identificar como os agentes pedagógicos podem exercer uma influência afetiva positiva no sujeito (aluno) estimulando a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | 3D virtual worlds have been used for a variety of purposes. Among these activities can be mentioned those of leisure, commerce, social relations and education. The use of virtual worlds for education has gained increasing attention as the potential of these en vironments is used for teaching and learning research. One of the aspects still little explored is how and if the resources of the virtual worlds affect the users, especially with the appearance and gesture addition to a vatars and non-player characters. This paper aims to identify how pedagogical agents can exert a positive affective influence on the subject (student) stimulating learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 1 (2017), p. [1]-10. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | 3D virtual worlds | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Opensim | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Avatar | en |
dc.subject | NPC | en |
dc.subject | Affectivity | en |
dc.title | Investigando a Dimensão Afetiva nos Mundos Virtuais 3D | pt_BR |
dc.title.alternative | Investigating the Affective Dimension in 3D Virtual Worlds | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173408 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40361)Ciencias Humanas (6937)