Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorWagner, Ramonpt_BR
dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Sérgio Eduardo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:34:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263136pt_BR
dc.description.abstractA desigualdade de Bell, foi uma das discussões que mais gerou controvérsias em torno dos fundamentos da Teoria Quântica, pois envolvia aspectos físico-matemáticos e, também, discussões filosóficas sobre a realidade. O intuito do presente artigo é elaborar uma abordagem didática para a apresentação do Teorema de Bell e suas implicações para o desenvolvimento da Teoria Quântica. Para isso, a proposta é apresentar o material de forma a facilitar seu uso em contexto pedagógico, apresentando inicialmente um exemplo mais concreto do que seria o Teorema de Bell, o experimento (sendo apenas uma analogia ao experimento de Bell) de Mermin. Na sequência, após o aluno ter uma noção concreta sobre o tema, serão apresentados os fundamentos matemáticos necessários para o entendimento do Teorema e, então, uma explicação do argumento de Bell. Ao ser explicado dessa forma, o Teorema de Bell pode assumir um caráter menos instrumentalista, evidenciando a controvérsia envolvida no seu desenvolvimento. Ao destacar de onde e porque determinados elementos são utilizados na derivação da desigualdade de Bell, por uma perspectiva que permite compreender a construção da teoria, buscamos aproximar o estudante dos conceitos apresentados e promover uma melhor compreensão da natureza da ciência no que diz respeito à Teoria Quântica.pt_BR
dc.description.abstractBell’s inequality, proposed in the article “On the Einstein Podolsky Rosen Paradox”, was one of the discussions that most generated controversy around the foundations of Quantum Theory, as it involved physical-mathematical aspects and also philosophical discussions about reality. The purpose of this article is to elaborate a didactic approach for the presentation of Bell’s Theorem and its implications for the development of Quantum Theory. For this, the proposal is to present the material in order to facilitate its use in a pedagogical context, initially presenting a more concrete example of what would be Bell’s Theorem, Mermin’s approach, and then, after the student has a concrete notion about the theme, to present the necessary mathematical foundations for the understanding of the Theorem and, then, an explanation of Bell’s argument. When developed in this way, Bell’s Theorem can take on a less instrumentalist character, highlighting the controversy involved in its development. By highlighting where and why certain elements are used in the derivation of Bell’s inequality, from a perspective that allows understanding the construction of theory, we seek to bring the student closer to the concepts presented and promote a better understanding of the nature of science with regard to Theory Quantum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 44 (2022), e20220116, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeorema de Bellpt_BR
dc.subjectBell's Theoremen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidactic reconstructionen
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectQuantum Theoryen
dc.titleUma reconstrução didática da apresentação original do Teorema de Bell : sobre o paradoxo de Einstein, Podolsky e Rosenpt_BR
dc.title.alternativeA didactic reconstruction of the original presentation of Bell’s Theorem : on the Einstein, Podolsky and Rosen Paradoxen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173139pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem