Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões
dc.contributor.author | Fonseca, Carlos Ventura | pt_BR |
dc.contributor.author | Hesse, Fernanda Bianca | pt_BR |
dc.contributor.author | Jackle, Lauro Ely Jardim | pt_BR |
dc.contributor.author | Reppold, Danielle Prazeres | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:32:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2527-0915 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263083 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizadono Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobreo curso citado, sendoutilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas deensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work, being a qualitative case study,investigates a Academic Program in Chemistry Teacher Education on the campus of a Federal Institute, located in Rio Grande do Sul. Through the application of questionnaires to docents and students, the research seeks to determine indicators on the aforementioned Academic Program, using content analysis as an interpretive framework for the data. The results show that there are positive aspects related to the course, linked to the quality of the docents and the opportunity for practical activities in teaching, research and extension. The subjects define the teaching of Natural Sciences based on the contents to be developed and to a lesser extent on the interaction with society. Regarding the definitions related to what would be a good teacher, the informants highlight relational and strategic dimensions, indicating a lack of a vision about the critical and transforming social role of the teacher to be trained in this institutional space. | en |
dc.description.abstract | Este trabajo, al ser un caso de estudio cualitativo, investiga una Licenciatura en Química en el campus de un Instituto Federal, ubicado en Rio Grande do Sul. Mediante la aplicación de cuestionarios a profesores y estudiantes, la investigación busca determinar indicadores sobre el curso mencionado, utilizando el análisis de contenido como marco interpretativo de los datos. Los resultados muestran que existen aspectos positivos relacionados con el curso, ligados a la calidad del profesorado y la oportunidad de realizar actividades prácticas en docencia, investigación y extensión. Las asignaturas definen la enseñanza de las Ciencias Naturales en función de los contenidos a desarrollar y, en menor medida, de la interacción con la sociedad. En cuanto a las definiciones relacionadas con lo que sería un buen docente, los informantes destacan dimensiones relacionales y estratégicas, indicando una falta de una visión sobre el rol social crítico y transformador del docente para formarse en este espacio institucional. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação Química en Punto de Vista. Paraná. Vol. 7 (2023), p. 1-16 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Institutos Federales | es |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores en Química | es |
dc.subject | Buen profesor | es |
dc.subject | Federal Institutes | en |
dc.subject | Chemistry teacher education | en |
dc.subject | Good teacher | en |
dc.title | Formação docente em química no contexto de um Instituto Federal : investigação de algumas dimensões | pt_BR |
dc.title.alternative | Chemistry teacher education in the context of a Federal Institute : investigation of some dimensions | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172987 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (41542)Humanities (7225)