Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlves, Eleneide Menezespt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Romildo de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorFenner, Roniere dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:34:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263053pt_BR
dc.description.abstractA Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractNanobiotechnology is a theme that is not adequately contemplated in the textbooks of basic education and, therefore, has rarely been the object of a teaching approach. In this research, we seek to identify how teacher training has been worked to develop this theme in the classroom. The methodology used was to conduct a literature review on nanoscience and nanotechnology focused on academic documents referenced through the databases of Scielo, Google Academic and Science Direct. In the analysis of the documents, we created categories of analysis, such as: results obtained, methodology employed, authors, development of the work and importance given to teacher training for the teaching of nanobiotechnology. The bibliographic research allowed us to identify that teacher education was mentioned in some studies, but it was not exactly the object of research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 9, n. 3 (Mar. 2023), p. 11242-11256.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNanociênciapt_BR
dc.subjectNanoscienceen
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectNanotechnologyen
dc.subjectProfessor : Formaçãopt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.titleNanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeNanoscience and nanotechnology : teaching perspectives for teaching and learning through the implementation of transdisciplinary projects for high schoolen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001166438pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem