Nanociência e nanotecnologia : perspectivas docentes para o ensino e aprendizagem através da implementação de projetos transdisciplinares para o ensino médio
Fecha
2023Otro título
Nanoscience and nanotechnology : teaching perspectives for teaching and learning through the implementation of transdisciplinary projects for high school
Materia
Resumo
A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Go ...
A Nanobiotecnologia é uma temática que não é contemplada adequadamente nos livros didáticos da educação básica e, portanto, tem sido raramente objeto de abordagem docente. Nessa pesquisa, buscamos identificar como tem sido trabalhada a formação dos professores para desenvolverem essa temática em sala de aula. A metodologia usada foi a realização de uma revisão de literatura sobre nanociência e nanotecnologia focada em documentos acadêmicos referenciados através dos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e Science Direct. Na análise dos documentos criamos categorias de análise, tais como: resultados obtidos, metodologia empregada, autores, desenvolvimento do trabalho e importância dada à formação docente para o ensino da nanobiotecnologia. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar que a formação de professores foi mencionada em alguns trabalhos, mas não foi exatamente o objeto de pesquisa. ...
Abstract
Nanobiotechnology is a theme that is not adequately contemplated in the textbooks of basic education and, therefore, has rarely been the object of a teaching approach. In this research, we seek to identify how teacher training has been worked to develop this theme in the classroom. The methodology used was to conduct a literature review on nanoscience and nanotechnology focused on academic documents referenced through the databases of Scielo, Google Academic and Science Direct. In the analysis ...
Nanobiotechnology is a theme that is not adequately contemplated in the textbooks of basic education and, therefore, has rarely been the object of a teaching approach. In this research, we seek to identify how teacher training has been worked to develop this theme in the classroom. The methodology used was to conduct a literature review on nanoscience and nanotechnology focused on academic documents referenced through the databases of Scielo, Google Academic and Science Direct. In the analysis of the documents, we created categories of analysis, such as: results obtained, methodology employed, authors, development of the work and importance given to teacher training for the teaching of nanobiotechnology. The bibliographic research allowed us to identify that teacher education was mentioned in some studies, but it was not exactly the object of research. ...
En
Brazilian Journal of Development [recurso eletrônico]. São José dos Pinhais, PR. Vol. 9, n. 3 (Mar. 2023), p. 11242-11256.
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (41542)Ciencias Humanas (7225)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License