Ensino de artes como território de partilha e acolhimento do sujeito
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Resumo
O presente trabalho é um relato da experiência do Núcleo 1 PIBID Artes desenvolvido no Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia atendendo as séries finais do Ensino Fundamental de sexto a nono ano. As atividades foram realizadas de forma remota durante todo o projeto, em contexto pandêmico, apresentando desafios da situação atípica de aulas online, como a falta de acessibilidade dos estudantes à internet, a evasão escolar e, principalmente, a carência afetiva da interação presencial. O ...
O presente trabalho é um relato da experiência do Núcleo 1 PIBID Artes desenvolvido no Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia atendendo as séries finais do Ensino Fundamental de sexto a nono ano. As atividades foram realizadas de forma remota durante todo o projeto, em contexto pandêmico, apresentando desafios da situação atípica de aulas online, como a falta de acessibilidade dos estudantes à internet, a evasão escolar e, principalmente, a carência afetiva da interação presencial. O propósito deste trabalho é compartilhar as estratégias traçadas para criar alternativas de ensino e aprendizagem acessíveis, analisando os resultados de forma crítica considerando a realidade de cada aluno. As aulas foram estruturadas visando estimular a curiosidade; desenvolver o senso crítico; valorizar e incorporar o repertório cultural dos estudantes; e criar espaços integrativos, através de aulas visualmente atrativas, motivadas por perguntas e jogos expositivos (cênicos, práticos ou virtuais). Também foi produzido material avaliativo de aprendizagem equivalente para os estudantes que não pudessem participar sincronamente. Tendo em vista que os PIBIDianos se encontravam em uma condição semelhante como alunos dentro da universidade, foi natural a busca por abordagens mais sensíveis visando equalizar este fazer sem deixar de abordar as matrizes curriculares. Portanto, verificou-se que uma abordagem que coloca o aluno no centro foi de suma importância para a criação de um espaço, ainda que virtual, em que eles pudessem sentir-se acolhidos e ter liberdade de se expressar, criar e aprender de forma mais motivada, mesmo em situação adversa. ...
Abstract
This paper is an experience report from Arts’ teaching internship in final years of elementary in a public school. The activities were remotely developed across all the project, during the Covid-19 pandemic, imposing challenges from atypical situation, like the lack of internet access by most students, the school dropout and, mainly, the lack of face-to-face affection interaction. The intention of this paper is to share some applied strategies to create alternatives of accessible teaching and l ...
This paper is an experience report from Arts’ teaching internship in final years of elementary in a public school. The activities were remotely developed across all the project, during the Covid-19 pandemic, imposing challenges from atypical situation, like the lack of internet access by most students, the school dropout and, mainly, the lack of face-to-face affection interaction. The intention of this paper is to share some applied strategies to create alternatives of accessible teaching and learning, analyzing the results, considering the reality of each student. The objectives of the classes' plans were to encourage curiosity; develop critical sense; worth and embody the cultural repertoire from students; and create integrative spaces, through visually attractive class material, motivated by questions and expositive games (scenics, practicals or virtuals). Also an equivalent evaluation was prepared for the students that can't participate in online classes. Considering that teaching internship was in a similar status as a university student, it was natural to search for a sensible approach aiming to balance the teaching process with the subject curriculum. Therefore, it was observed that an approach that focuses on the student was very important to create a safe space, even if virtual, that they can feel welcomed and free to express themselves, create and learn, despite the adverse situation. ...
Contido em
Revista Real Conhecer. Formiga, MG. V. 3, n. 1, (jan. 2023) 1p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License