A práxis do planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a 2020 : entrelaçando conceitos de memória organizacional (MO) e teoria institucional (TI)
Fecha
2023Autor
Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese tem como tema "A Práxis do Planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a 2020: Entrelaçando Conceitos de Memória Organizacional (MO) e Teoria Institucional (TI)". O ambiente a ser explorado é uma área considerada "meio" da Universidade – a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – responsável pelo Planejamento Institucional. A pesquisa tem por objetivo geral analisar evidências da Memória Organizacional e da Teoria Institucional, dos Esquemas Interpretativos e dos Modelos Mentais, dentr ...
Esta tese tem como tema "A Práxis do Planejamento da PROPLAN (UFRGS) 2012 a 2020: Entrelaçando Conceitos de Memória Organizacional (MO) e Teoria Institucional (TI)". O ambiente a ser explorado é uma área considerada "meio" da Universidade – a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – responsável pelo Planejamento Institucional. A pesquisa tem por objetivo geral analisar evidências da Memória Organizacional e da Teoria Institucional, dos Esquemas Interpretativos e dos Modelos Mentais, dentro da cultura e do ambiente organizacional, presentes na gestão dessa Pró-Reitoria, nos processos de elaboração do planejamento e do desenvolvimento dos Planos de Gestão de dois Reitorados, de 2012-2016 e 2016 a 2020. A metodologia utilizada é de natureza aplicada, com enfoque qualitativo. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos, é uma pesquisa documental, um estudo de caso e pesquisa com coleta de dados baseada em um roteiro de entrevistas semiestruturadas. Foram ouvidos oito entrevistados, integrantes da Alta Administração, composta por servidores docentes e por técnicoadministrativos em cargos de chefia e de assessoramento que responderam a questões objetivas e subjetivas referentes aos temas abordados nesta pesquisa. À análise dos dados utilizou-se de categorias e subcategorias, resultando em um metatexto, com as compreensões renovadas do todo. De acordo com a pesquisa realizada, os estudos apontam a presença de evidências da memória organizacional e da teoria institucional inseridas na cultura e no ambiente da PROPLAN, no que tange aos processos de gestão, especialmente à elaboração do planejamento e do desenvolvimento destes dois Planos, ressaltando a importância do histórico do planejamento, o compartilhamento de dados acessados pelo grupo responsável, bem como a construção destes planos, baseados em crenças, valores e regras da Instituição. A pesquisa igualmente denota que houve uma quebra de paradigma no modus operandi relacionado à gestão dos Planos neste período. Contudo, foi constatada que a manutenção dessas práticas (de planejamento e de gestão) ainda está vinculada e subordinada à Alta Administração da Universidade, e que necessita de amadurecimento, de um período mais longo de observação e análise, para se afirmar que houve a institucionalização dos métodos utilizados neste espaço de tempo de oito anos, e que estes métodos servirão de referência a planejamentos futuros. ...
Abstract
This thesis has the theme "PROPLAN's Planning Praxis (UFRGS) 2012 to 2020: Interweaving Concepts of Organizational Memory (MO) and Institutional Theory (IT)". The place to be explored is an area considered "medium" of the University – Dean of Planning and Administration – responsible for Institutional Planning. The general objective of the research is to analyze evidence of Organizational Memory and Institutional Theory, Interpretive Schemes and Mental Models, within the culture and organizatio ...
This thesis has the theme "PROPLAN's Planning Praxis (UFRGS) 2012 to 2020: Interweaving Concepts of Organizational Memory (MO) and Institutional Theory (IT)". The place to be explored is an area considered "medium" of the University – Dean of Planning and Administration – responsible for Institutional Planning. The general objective of the research is to analyze evidence of Organizational Memory and Institutional Theory, Interpretive Schemes and Mental Models, within the culture and organizational environment, present in the management of this Pro-Rectory, in the processes of elaboration of the planning and development of the Management Plans for two Rectors, from 2012-2016 and 2016 to 2020. The methodology used is of an applied nature, with a qualitative approach. As for the objectives, it is a descriptive research, and as for the technical procedures, it is a documentary research, a case study and research with data collection based on a script of semi-structured interviews. Eight interviewees were heard, members of Senior Management, made up of teaching staff and administrative technicians in leadership and advisory positions who answered objective and subjective questions regarding the topics covered in this research. When analyzing the data, categories and subcategories were used, resulting in a metatext, with renewed understandings of the whole. According to research carried out, studies point to the presence of evidence of organizational memory and institutional theory, inserted in the culture and environment of PROPLAN, with regard to management processes, especially the preparation of planning and development of the two management Plans, emphasizing the importance of the planning history, the sharing of data accessed by the responsible group, as well as the construction of these plans, based on the Institution's beliefs, values and rules. The research also denotes that there was a paradigm shift in the modus operandi related to the management of the Plans in this period. However, it was found that the maintenance of these practices (planning and management) are still linked and subordinated to the Upper Administration of the University, and that they need to mature, a longer period of observation and analysis, to affirm that there was institutionalization of the methods used in this period of eight years, and that these methods will serve as a reference for future planning. ...
Institución
Universidade La Salle. Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais.
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