Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Richard Burgedurf dopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:36:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262748pt_BR
dc.description.abstractUm dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleTecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174007pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples