Tecnologias digitais na educação de jovens e adultos : pontos para uma proposta de disciplina na graduação em pedagogia
View/ Open
Date
2023Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco present ...
Um dos deveres da escola é preparar o indivíduo para a integração na sociedade. Entretanto, com o atual nível de avanço tecnológico, a escola já não tem o que é preciso para cumprir devidamente esse objetivo. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão por toda a parte. Seja em casa, na rua, na área de trabalho ou na universidade. Elas fazem parte da vida da atual sociedade. Entretanto, apesar de existir um laboratório de informática nas escolas, elas se fazem pouco presentes no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos como componente importante do processo educativo. Seja por falta de infraestrutura ou por insegurança dos docentes em trabalhar com as TDIC em suas metodologias de ensino, devido a falta do conhecimento prévio em como realizar esse entrecruzamento entre as áreas da TDIC e da EJA. Este Trabalho de Curso buscou analisar dados relacionados ao uso das TDIC na EJA para corroborar com a proposta de criação de uma nova disciplina no percurso formativo da EJA, do currículo de Licenciatura em Pedagogia. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão de literatura narrativa de pesquisas e obras de autores como Gouveia e Silva (2022), Guimarães (2016), Motoki et al. (2021), Rodrigues (2022) e Vale (2022). A partir dos dados coletados desses autores, foi possível perceber as necessidades e a relevância das TDIC no contexto escolar da EJA e concluir a sua importância para a integração do indivíduo na sociedade. Tal como pensar futuras investigações a serem realizadas para fortalecer ainda mais a ideia de criação dessa disciplina. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License