Profissional de apoio escolar : qual sua relevância na inclusão escolar de crianças com deficiência?
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gregory, Luíse Robaski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:36:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262747 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo compreender o que diz a literatura acadêmica, sobre como o acompanhamento de uma profissional de apoio escolar no ambiente da escola, impacta a inclusão de crianças com deficiência em instituições de ensino regular. Foram selecionados para análise textos que apresentassem, por algum viés, relação com o tema de pesquisa, visando responder a seguinte pergunta: de que forma o trabalho de uma profissional de apoio escolar impacta na inclusão de crianças com deficiência em escolas de ensino regular? Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica que conta com uma abordagem de caráter qualitativo. A pesquisa se organizou a partir de três principais movimentos. O primeiro deles foi o estudo de algumas leis que mencionam quem é a profissional de apoio escolar e que abordam sobre o oferecimento deste tipo de serviço. As principais delas são a Lei nº12.764 de 2012 que é a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conhecida como Lei Berenice Piana, e a Lei 13.146 de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecida por Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Outras obras que também abordam o tema também foram citadas a fim de fortalecer o trabalho. A revisão bibliográfica foi realizada a partir da combinação das palavras-chave “profissional de apoio escolar”, “inclusão escolar”, “criança com deficiência”, “ensino regular” e “acompanhante especializado” nas plataformas digitais Periódicos CAPES, Scielo e Lume UFRGS. Buscou-se visibilizar como, a literatura selecionada, caracteriza a profissional de apoio, às funções atribuídas a ela, a formação necessária para sua atuação e também como acontece na prática o trabalho da auxiliar de inclusão quando comparado ao que encontramos em lei. Nas considerações finais pode-se observar que, mesmo quando nomeada de diferentes formas, a profissional de apoio escolar é um serviço garantido por lei a estudantes com deficiência. As principais funções desta profissional estão relacionadas à monitoria e ao cuidado dos estudantes público-alvo da Educação Especial e não existe uma formação específica para atuar como profissional de apoio escolar. A legislação federal aborda sobre esse serviço de uma forma bastante generalista, deixando para que estados e municípios façam suas especificações. Desta forma, acabam se abrindo brechas no oferecimento do mesmo, principalmente em relação a qualidade da atuação da profissional e principalmente da efetivação da inclusão dos estudantes com deficiência em escolas de ensino regular. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.title | Profissional de apoio escolar : qual sua relevância na inclusão escolar de crianças com deficiência? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174082 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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