Práticas pedagógicas democráticas e a constituição de uma outra cultura na escola adolfina diefenthäler
Fecha
2023Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação analisa as práticas democráticas desenvolvidas na EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler com o objetivo de compreender como se constituiu uma outra cultura da escola. Fundamentados numa perspectiva crítica da educação, são apresentados conceitos de cultura, cultura escolar, escolas democráticas e também perspectivas sobre os sujeitos que atuam nessa cultura no cotidiano escolar. Para esta pesquisa, foram ouvidas pessoas que representam cinco segmentos da escola: estudantes, doc ...
Esta dissertação analisa as práticas democráticas desenvolvidas na EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler com o objetivo de compreender como se constituiu uma outra cultura da escola. Fundamentados numa perspectiva crítica da educação, são apresentados conceitos de cultura, cultura escolar, escolas democráticas e também perspectivas sobre os sujeitos que atuam nessa cultura no cotidiano escolar. Para esta pesquisa, foram ouvidas pessoas que representam cinco segmentos da escola: estudantes, docentes, gestores, funcionários e familiares. A partir destas escutas, foram evidenciadas diversas práticas cotidianas consideradas democráticas pelos participantes da pesquisa e entendidas como muito relevantes para a construção de uma outra cultura na escola. Constatou-se que esta outra cultura está baseada no direito à participação democrática, estabelecido de diversas formas em diversas práticas. A cultura identificada foi apresentada a partir da descrição das estruturas que a sustentam, dos valores partilhados e dos pressupostos básicos que passaram a fundamentar as ações cotidianas. Foi possível concluir que a outra cultura constituída foi produzida através da experiência democrática que permitiu que os sujeitos se sentissem capazes, empoderados e agissem sobre a sua realidade, observando-a, questionando-a, discutindo-a e transformando-a coletivamente e colaborativamente, criando uma grande comunidade de aprendizagem. As ações desta comunidade foram paulatinamente transformando a cultura escolar já existente numa outra cultura mais democrática, mais acolhedora, mais colaborativa e mais capaz de dar conta das necessidades das pessoas que a compõem. ...
Abstract
This dissertation analyzes the democratic practices developed at EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler in order to understand how an alternate school culture was constituted. Based on a critical perspective of education, concepts of culture, school culture, and democratic schools as well as perspectives about the subjects that act within this culture in everyday school life are presented. For this research, people representing five segments of the school were heard: students, teachers, manager ...
This dissertation analyzes the democratic practices developed at EMEB Profª Adolfina J. M. Diefenthäler in order to understand how an alternate school culture was constituted. Based on a critical perspective of education, concepts of culture, school culture, and democratic schools as well as perspectives about the subjects that act within this culture in everyday school life are presented. For this research, people representing five segments of the school were heard: students, teachers, managers, employees, and family members. From these hearings, several daily practices considered democratic by the research participants and understood as very relevant for the construction of an alternate culture at school were evidenced. It was found that this alternate culture is based on the right to democratic participation established in different ways in various practices. The identified culture was presented from the description of the structures that sustain it, the shared values, and the basic assumptions that became the basis for daily actions. It was possible to conclude that the constituted alternate culture was produced through the democratic experience that allowed the subjects to feel capable and empowered and to act on their reality, observing it, questioning it, discussing it, and transforming it collectively and collaboratively, creating a large community of learning. The actions of this community gradually transformed the already existing school culture into an alternate culture that was more democratic, more welcoming, more collaborative, and more capable of meeting the needs of the people who constitute it. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
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