Pacto Viamão pela alfabetização : a implementação do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto no município de Viamão
Fecha
2022Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo de caso, cuja abordagem é a qualitativa, tem por objetivo compreender como ocorreu a adoção do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto pelo município de Viamão e como cada um dos atores se movimentou durante o processo. A motivação para essa pesquisa é a compreensão da dinâmica, das visões dos sujeitos e dos processos envolvidos na adoção do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto. Para tanto, foi adotada, como procedimento metodológico, a análise docum ...
Este estudo de caso, cuja abordagem é a qualitativa, tem por objetivo compreender como ocorreu a adoção do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto pelo município de Viamão e como cada um dos atores se movimentou durante o processo. A motivação para essa pesquisa é a compreensão da dinâmica, das visões dos sujeitos e dos processos envolvidos na adoção do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto. Para tanto, foi adotada, como procedimento metodológico, a análise documental das postagens oficiais dos atores envolvidos no processo, em sites e redes sociais. Em relação ao referencial teórico, a pesquisa se situa no campo das políticas públicas e da alfabetização. Ao longo do trabalho, os personagens envolvidos no processo de implementação do SEE são apresentados, bem como outras informações relevantes para que sejam elucidados os papéis que cada personagem desempenhou na adoção do sistema pelo município de Viamão, tais como a situação jurídica das empresas responsáveis pelo SEE e a veiculação de notícias nos canais oficiais dos atores. Com base nos dados analisados, constatou-se que a movimentação dos professores da rede municipal de Ensino de Viamão, contrários não só à implementação do SEE, sua metodologia e práticas gerenciais, mas também à forma como foi ela conduzida pela prefeitura de Viamão e que culminou na realização de uma Audiência Pública para debater a implementação do SSE na região metropolitana de Porto Alegre, foi fator preponderante para a não continuidade do Sistema de Ensino Apostilado na rede municipal. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License