O desenvolvimento da autonomia dos estudantes mentorados na plataforma de estudos Me Salva!
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa investigou como os mentores de estudos contribuem para o desenvolvimento da autonomia de alunos pré-vestibulandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória na forma de estudo de caso, tendo como base o referencial teórico da Epistemologia Genética. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos da plataforma online Me Salva! Cursos, elegendo como sujeitos os alunos contratantes do serviço de mentoria, totalizando 107 participantes. Para a análise dos dados, utilizou-se a Anál ...
Esta pesquisa investigou como os mentores de estudos contribuem para o desenvolvimento da autonomia de alunos pré-vestibulandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória na forma de estudo de caso, tendo como base o referencial teórico da Epistemologia Genética. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos da plataforma online Me Salva! Cursos, elegendo como sujeitos os alunos contratantes do serviço de mentoria, totalizando 107 participantes. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Foram construídas três categorias, com duas subcategorias cada, que são: Categoria 1: Apoio Psíquico, Categoria 2: Apoio de Conteúdo e Categoria 3: Organização. Os resultados obtidos apontam que os mentores podem contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos mentorados, auxiliando-os nos estudos e na organização dos seus cotidianos, com apoio específico de conteúdo e de auxílio psicológico, propiciando interações nas quais imperam o respeito mútuo e a cooperação. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License