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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Monique Brito dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262684pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado em Educação objetiva compilar e analisar as produções escritas da professora Vera Triumpho, coadunadas à sua trajetória de práticas junto aos movimentos sociais e às secretarias de educação, com um recorte temporal anterior à promulgação da Lei 10.639/2003 e homologação das Diretrizes correlatas em 2004. Tal recorte visa referenciar os movimentos anteriores à criação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, responsável pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana, indígena e pela Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A investigação foi realizada na perspectiva dos estudos de descolonização dos currículos, na Linha de Pesquisa Educação, Culturas e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tematiza-se, a partir da análise documental, tais como textos publicados, materiais didáticos iconográficos, assim como por meio de entrevista, o protagonismo das mulheres negras nas ações que transformaram recentemente as políticas educacionais e os currículos, na perspectiva do ensino qualificado da história e cultura africana e afro-brasileira. Essas ações foram observadas tanto em agremiações do movimento social negro organizado quanto em espaços institucionais acadêmicos e escolares. Os resultados analíticos sobre os escritos da professora Vera Triumpho foram compilados na busca por unidades e diversidades. Como unidades, considerou-se a crítica aos materiais didáticos em perspectiva antirracista, capaz de incidir sobre a autoestima das crianças e jovens de forma racista e violenta. Igualmente, reincide a construção de propostas didáticas em perspectiva antirracista, com propostas de reestruturar o fazer pedagógico nas escolas. Destaca-se, como diversidade da produção da intelectual, a inserção da crítica e da formação propositiva também nos materiais catequéticos, uma vez que sua militância esteve vinculada aos Agentes de Pastoral Negros.pt_BR
dc.description.abstractThis Master's thesis in Education aims to compile and analyze the written productions of Vera Triumpho, merged with her trajectory of practices with social movements and education departments, with a temporal cut prior to the promulgation of Law 10.639/2003 and the homologation of related Guidelines in 2004. The cut aims to reference the movements prior to the creation of the article 26-A of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, responsible for the obligation to teach Afro-Brazilian, African, indigenous history and culture, and for Ethnic-Racial Relations Education(ERER).The investigation was carried out from the perspective of decoloniality and interculturality studies, in the research área Educação, Culturas e Humanidades from the Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) of Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). This thesis is based on documentary analysis, such as published texts, didactic and iconographic materials, as well as interviews, the protagonism of the leadership of Black women in actions that have recently transformed educational policies and curricula. It is thematized with the perspective of qualified teaching of African and Afro-Brazilian history and culture.These actions were observed both in black social movement associations and in academic and school institutional spaces. The analytical results on Vera Triumpho's writings were compiled in search of unity and diversity. As units, the critique of existing curricula and didactic materials during the period, with the absence of a deeper history of Africa and black people in Brazil, capable of affecting the self-e steem of children and Young people in a racist and violent way, was considered. Similarly, the proposition of didactic materials in an anti-racist perspective is reiterated. As a diversity of the intellectual production, the insertion of critique and propositional formation is also highlighted in catechetical materials, since her militancy was linked to the Black Pastoral Agents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationsen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003en
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectBlack womenen
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectIntellectual trajectoryen
dc.subjectTriumpho, Vera Regina Santospt_BR
dc.titleLutas pela educação antirracista no RS : estudo da trajetória intelectual da Professora Vera Regina Santos Triumpho (1987-1996)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173597pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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