Desenvolvimento e avaliação de um objeto virtual de aprendizagem de protocolos clínicos : estudo piloto
Fecha
2023Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
Development and evaluation of a virtual learning object for clinical protocols : pilot study
Resumo
Introdução: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação promovem aprendizado ativo. O blended learning associa essas tecnologias à sala de aula, unindo o presencial e o digital. Com o intuito de auxiliar o aluno de graduação na sua organização e estudo para os atendimentos dos pacientes, foi proposto o desenvolvimento de um Objeto Virtual de Aprendizagem. Objetivos: Desenvolver e avaliar um Objeto Virtual de Aprendizagem aberto para alunos de graduação de Odontologia, com protocolos de pro ...
Introdução: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação promovem aprendizado ativo. O blended learning associa essas tecnologias à sala de aula, unindo o presencial e o digital. Com o intuito de auxiliar o aluno de graduação na sua organização e estudo para os atendimentos dos pacientes, foi proposto o desenvolvimento de um Objeto Virtual de Aprendizagem. Objetivos: Desenvolver e avaliar um Objeto Virtual de Aprendizagem aberto para alunos de graduação de Odontologia, com protocolos de procedimentos clínicos para ser acessado tanto previamente como no momento da realização de tratamentos, servindo de material de apoio para alunos em disciplinas de clínica e de estágio. Materiais e Métodos: Foi desenvolvido um sistema web que permite o cadastro de protocolos da Odontologia avaliados e validados por experts de diferentes áreas, para acessos dos alunos de uma Faculdade de Odontologia. Foram aplicados dois questionários: um identificando os hábitos dos alunos em relação ao material de apoio, e outro após uso do sistema que, além de avaliar o sistema, analisou a segurança do aluno em relação aos materiais disponibilizados. Resultados: O primeiro questionário teve 30 respostas e bservou-se que 76,7% dos alunos levam materiais ao atendimento clínico, 53,3% usam como referência materiais de terceiros, e 70% referem sentir-se seguros com estes. No segundo questionário, com 40 respostas, 90% dos alunos relataram sentir segurança com a plataforma desenvolvida. O sistema teve 192 acessos. A avaliação pela Escala SUS forneceu um escore de 94,75, indicando uma ferramenta robusta. Conclusão: Os protocolos elaborados e validados pelos experts foram complementares no estudo e organização prévia dos atendimentos realizados pelos alunos que utilizaram o OVA, sendo este considerado efetivo, eficiente e muito satisfatório pelos usuários. ...
Abstract
Introduction: Digital Information and Communication Technologies promote active learning. Blended learning associates these technologies with the classroom, uniting face-to-face and digital learning. In order to help undergraduate students in their organization and study for patient care, the development of a Virtual Learning Object was proposed. Objectives: To develop and evaluate a Virtual Learning Object open to undergraduate Dentistry students, with clinical procedure protocols to be access ...
Introduction: Digital Information and Communication Technologies promote active learning. Blended learning associates these technologies with the classroom, uniting face-to-face and digital learning. In order to help undergraduate students in their organization and study for patient care, the development of a Virtual Learning Object was proposed. Objectives: To develop and evaluate a Virtual Learning Object open to undergraduate Dentistry students, with clinical procedure protocols to be accessed both beforehand and at the time of treatment, serving as support material for students in clinical and internship disciplines . Materials and Methods: A web system was developed that allows the registration of dentistry protocols evaluated and validated by experts from different areas, for access by students of a Faculty of Dentistry. Two questionnaires were applied: one identifying the students' habits in relation to the support material, and another after using the system, which, in addition to evaluating the system, analyzed the student's safety in relation to the available materials. Results: The first questionnaire had 30 responses and it was observed that 76.7% of students take materials to clinical care, 53.3% use third-party materials as reference, and 70% refer to feeling safe with them. In the second questionnaire, with 40 responses, 90% of students reported feeling safe with the developed platform. The system had 192 accesses. The evaluation by the SUS Scale provided a score of 94.75, indicating a robust tool. Conclusion: The protocols developed and validated by the experts were complementary in the study and previous organization of the services performed by the students who used the VLO, which was considered effective, efficient and very satisfactory by the users. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Colecciones
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