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dc.contributor.advisorBairros, Mariângela Silveirapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Bianca Monteiro da Fonseca dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:35:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262664pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem seu foco no Programa Mais Educação (PME). Através do relato de experiências, retomamos a proposta e trabalhos desenvolvidos durante o período de 2014 a 2015 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire. Através da definição de Educação Integral, cujos pressupostos estão pautados em desenvolver as múltiplas dimensões do ser humano (intelectual, físico, emocional, social e cultural), os temas abordados serão: políticas públicas, direito à educação e Educação Integral. Portanto no capítulo sobre políticas públicas, realizo uma breve contextualização sobre as políticas educacionais vigentes no Brasil e a sua grande relevância para garantir o direito à educação. Em seguida, foi aprofundado o conceito de Educação Integral, no qual é essencial reconhecer as possibilidades educativas que possuem as cidades e como ocupar espaços públicos é fundamental para pensarmos a Educação Integral, que perpassa o ambiente escolar. Através dessa metodologia foi possível concluir que o PME trouxe contribuições para que o debate à Educação Integral fosse recolocado na agenda governamental, por meio das atividades desenvolvidas, possibilitando o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene su enfoque en el Programa Mais Educação (PME), mediante el informe de experiencia retomamos la propuesta y el trabajo desarrollado durante el periodo 2014 a 2015 en la Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire. A través de la definición de Educación Integral, cuyos supuestos se basan en el desarrollo de las múltiples dimensiones del ser humano (intelectual, física, emocional, social y cultural). Los temas abordados serán: políticas públicas, derecho a la educación y Educación Integral. Por ello, en el capítulo de políticas públicas, realizo una breve contextualización sobre las políticas educativas vigentes en Brasil y su gran relevancia para garantizar el derecho a la educación. Luego se profundizó en el concepto de educación integral, en el cual es esencial reconocer las posibilidades educativas que poseen las ciudades y como ocupar los espacios públicos es fundamental para pensar en una educación integral, que va más allá del ámbito escolar. A través de esta metodología, fue posible concluir que el PME realizó contribuciones para que el debate sobre la educación integral volviese a estar en la agenda gubernamental, por medio de las actividades desarrolladas, posibilitando el cumplimiento de la meta 6 del Plan Nacional de Educación.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolíticas educativas públicases
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectDerecho a la educaciónes
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducación integrales
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titlePolíticas públicas para a educação integral : um olhar sobre o programa mais educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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