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dc.contributor.advisorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Santana dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-22T03:41:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262581pt_BR
dc.description.abstractO processo de alfabetização das crianças com Síndrome de Down (SD) inclui os aspectos de integração da pessoa com deficiência, além de programas educacionais que se adapte às habilidades e as necessidades especiais de cada um. A consciência fonológica (CF) vem sendo estudada ao longo dos anos, como um fator preditivo significativo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças com SD, sendo assim, o objetivo do presente trabalho é identificar e analisar o que dizem as pesquisas sobre o uso de tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita de crianças com Síndrome de Down, além de abordar a importância e as contribuições da Fonoaudiologia na intervenção destas habilidades. O presente estudo possui um viés integrativo descritivo com base em uma análise qualitativa de estudos num período de corte de 10 anos (2013-2023). Conclui-se que há divergência entre a literatura na relação do uso das tarefas de consciência fonológica na intervenção em leitura e escrita no sujeitos com SD,, além do trabalho da fonoaudiologia na intervenção com o uso de estratégias que avaliam e estimulam a CF e do apoio a educadores e familiares das crianças com SD.pt_BR
dc.description.abstractThe literacy process of children with Down Syndrome (DS) includes aspects of integration of the disabled person, in addition to educational programs that adapt to the abilities and special needs of each one. Phonological awareness (PA) has been studied over the years as a significant predictive factor for the development of reading and writing skills in children with DS. on the use of phonological skills tasks in the intervention in reading and writing of children with Down Syndrome, in addition to addressing the importance and contributions of Speech Therapy in the intervention of these skills. The present study has a descriptive integrative bias based on a qualitative analysis of studies in a cut-off period of 10 years (2013-2023). It is concluded that there is divergence between the literature in relation to the use of phonological awareness tasks in the intervention in reading and writing in subjects with DS, in addition to the work of speech therapy in the intervention with the use of strategies that evaluate and stimulate the PA and the support for educators and families of children with DS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectPhonological awarenessen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectDown's syndromeen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectHabilidades para escritapt_BR
dc.subjectHabilidades para leiturapt_BR
dc.titleTarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativePhonological skill tasks in reading and writing intervention in Down syndrome : an integrative reviewen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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