Teleatendimento a pais de crianças com transtorno do espectro do autismo : uma proposta de espera assistida
dc.contributor.advisor | Souza, Ana Paula Ramos de | pt_BR |
dc.contributor.author | Viegas, Vitória Jéssica Paines | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-22T03:41:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262570 | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: analisar os efeitos do teleatendimento parental como proposta de espera assistida. E analisar os efeitos na evolução dos pais na interação com os filhos. Assim como analisar o desenvolvimentos dos filhos de 2 aos 3 anos. MÉTODO: estudo de casos com três crianças da clínica-escola de atendimento fonoaudiológico da UFRGS, com queixa de atraso na aquisição da linguagem. Na avaliação inicial com a Escala Labirinto evidenciaram transtorno do espectro autista (TEA). Realizou-se os perfis das crianças e de seus pais, a partir dos níveis de desenvolvimento funcional emocional do DIR-Floortime. Foram avaliadas a evolução do brincar e da comunicação, além do desenvolvimento infantil antes e depois da intervenção. Ocorreram oito sessões de intervenção, sete on line e uma presencial. A terapeuta escutava as demandas dos pais acerca do cuidado com os filhos. A partir dos princípios do DIR-Floortime e da clínica fonoaudiológica de linguagem em perspectiva enunciativa aconteceram orientações de como fornecer suporte adequado para a evolução das crianças. Analisando o brincar, as interações sociais, o domínio do corpo, a diminuição de comportamentos restritos e, sobretudo, na comunicação e na linguagem. Resultados: evidenciam progressos tanto no perfil dos pais quanto das crianças, a partir da análise dos níveis de desenvolvimento funcional. As crianças evoluíram no brincar e na linguagem compreensiva. CONCLUSÃO: a abordagem foi efetiva como forma de espera assistida e para aquelas que não possam frequentar atendimento presenciais. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJECTIVE: to analyze the effects of parental telecare as a proposal for assisted waiting. And analyze the effects on the evolution of parents in interaction with their children. As well as analyzing the development of children from 2 to 3 years old. METHOD: case study with three children from the UFRGS speech therapy clinic-school, with complaints of delay in language acquisition. In the initial assessment with the Labyrinth Scale, they showed autism spectrum disorder (ASD). The profiles of the children and their parents were created, based on the functional emotional development levels of the DIR-Floortime. The evolution of playing and communication were evaluated, in addition to child development before and after the intervention. There were eight intervention sessions, seven online and one in person. The therapist listened to the parents' demands regarding child care. Based on the principles of the DIR-Floortime and the speech language therapy clinic in an enunciative perspective, guidelines were given on how to provide adequate support for the children's evolution. Analyzing play, social interactions, body control, the reduction of restricted behaviors and, above all, communication and language. RESULTS: they show progress both in the profile of the parents and the children, based on the analysis of the levels of functional development. Children evolved in playing and understanding language. CONCLUSION: the approach was effective as a form of assisted waiting and for those who cannot attend face-to-face care. | en |
dc.description.abstract | OBJETIVO: analizar los efectos del telecuidado parental como propuesta de espera asistida. Y analizar los efectos sobre la evolución de los padres en la interacción con sus hijos. Así como analizar el desarrollo de los niños de 2 a 3 años. MÉTODO: estudio de caso con tres niños de la clínica-escuela de fonoaudiología de la UFRGS, con quejas de retraso en la adquisición del lenguaje. En la valoración inicial con la Escala del Laberinto presentaron trastorno del espectro autista (TEA). Se crearon los perfiles de los niños y sus padres, con base en los niveles de desarrollo emocional funcional del DIR-Floortime. Se evaluó la evolución del juego y la comunicación, además del desarrollo infantil antes y después de la intervención. Hubo ocho sesiones de intervención, siete online y una presencial. El terapeuta escuchó las demandas de los padres con respecto al cuidado de los niños. Con base en los principios del DIR-Floortime y la clínica de fonoaudiología en una perspectiva enunciativa, se dieron pautas sobre cómo brindar un apoyo adecuado para la evolución de los niños. Analizando el juego, las interacciones sociales, el control corporal, la reducción de conductas restringidas y, sobre todo, la comunicación y el lenguaje. RESULTADOS: muestran avances tanto en el perfil de los padres como de los hijos, a partir del análisis de los niveles de desarrollo funcional. Los niños evolucionaron en el juego y la comprensión del lenguaje. CONCLUSIÓN: el abordaje fue efectivo como forma de espera asistida y para aquellos que no pueden asistir a la atención presencial. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | en |
dc.subject | Therapy | en |
dc.subject | Telemedicina | pt_BR |
dc.subject | Cuidado da criança | pt_BR |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Relações pais-filho | pt_BR |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Telehealt | en |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Development | en |
dc.subject | Trastorno del espectro autista | es |
dc.subject | Terapia | es |
dc.subject | Infancia | es |
dc.subject | Lenguaje | es |
dc.subject | Telesalud | es |
dc.subject | Desarrollo | es |
dc.title | Teleatendimento a pais de crianças com transtorno do espectro do autismo : uma proposta de espera assistida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172967 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Fonoaudiologia (151)