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dc.contributor.authorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T03:29:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262507pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma formação possível de projetar-se para além da criação artística, chegando a reverberar no prosaico da vida cotidiana. Para sustentar tal discussão, foram abordados os conceitos de ética, verdade e cuidado de si, além de outros, conforme tratados na obra de Michel Foucault. Além disso, do campo teatral tomam-se as noções de segunda natu- reza e corpo fictício, problematizadas a partir de Constantin Stanislavski, Franco Ruffini, Eugenio Barba e Nicola Savaresept_BR
dc.description.abstractThis article discusses the actor’s work as a possibility of creation and invention of the self. This con- cept is related to ways of fictionalising oneself, that is, ways to think an actor’s work on themselves as a possible way to project the self beyond artistic creation, even coming to reverberate in ordinary daily life. To support this discussion, we addressed the concepts of ethics, truth, and care of the self, as they are discussed in the work of Michel Foucault and others. Furthermore, we drew from theatre notions of second nature and fictitious body, problematised based on the ideas of Constantin Stanislavski, Franco Ruffini, Eugenio Barba, and Nicola Savareseen
dc.description.abstractCet article envisage le travail de l’acteur comme une possibilité de création, d’invention de soi. Cette idée est mise en rapport avec des modes de fiction de soi-même, c’est-à-dire, des manières d’envisager le travail de l’acteur sur soi comme une formation qui tend à dépasser la création artistique, pouvant réverbérer dans le prosaïque de la vie quotidienne. Cette réflexion s’appuie sur les concepts d’éthique, de vérité et de soin de soi, tels qu’ils ont été traités dans l’œuvre de Michel Foucault; entre autres. Du champ théâtral sont empruntées les notions de seconde nature et de corps fictif, problématisées à partir de Constantin Stanislavski, Franco Ruffini, Eugneio Barba et Nicola Savaresefr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos da Presença. V. 3, n. 3 (set./dez. 2013), p. 902-922pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectActoren
dc.subjectCreationen
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectTransformationen
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectActeufr
dc.subjectCréationfr
dc.subjectFictionfr
dc.subjectTransformationfr
dc.subjectFormationfr
dc.titleO Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmopt_BR
dc.title.alternativeThe Actor’s Work and the Art of Fictionalising Oneself en
dc.title.alternativeLe Travail de l’Acteur et l’Art de la Fiction de Soi fr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171046pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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