Ressignificando problemas de lápis e papel : uma reflexão sobre a prática de resolução de problemas através de simulações computacionais
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Resignifying pencil and paper problems : an approach to solving problems through computational simulations
Resignificando problemas de lápiz y papel : una reflexión sobre la práctica de la resolución de problemas a través de simulaciones por computadora
Assunto
Resumo
A resolução de problemas (RP) se configura como importante estratégia didática no ensino da Física no Brasil e no mundo. Contudo, essa prática tem trazido resultados insatisfatórios do ponto de vista de ensino-aprendizagem em Física, quando está demasiadamente ligada à resolução de exercícios ou problemas descontextualizados da conjuntura na qual o aluno está inserido. Neste trabalho, desenvolvemos atividades didáticas de RP a partir da utilização de simulações computacionais (SC). As atividade ...
A resolução de problemas (RP) se configura como importante estratégia didática no ensino da Física no Brasil e no mundo. Contudo, essa prática tem trazido resultados insatisfatórios do ponto de vista de ensino-aprendizagem em Física, quando está demasiadamente ligada à resolução de exercícios ou problemas descontextualizados da conjuntura na qual o aluno está inserido. Neste trabalho, desenvolvemos atividades didáticas de RP a partir da utilização de simulações computacionais (SC). As atividades foram desenvolvidas e implementadas em uma turma de Física Geral, em uma universidade pública brasileira. Os resultados apontam para uma boa aceitação por parte dos estudantes, que evidenciam a possibilidade de levar a RP para um outro contexto, ampliando as possibilidades de uso. Entre as vantagens apresentadas pelos participantes estão: a ajuda na organização dos estudos e a compreensão e assimilação dos conteúdos. As dificuldades apresentadas estavam ligadas à complexidade das tarefas e o tempo necessário para a resolução delas. ...
Abstract
Problem solving (PR) is an important didactic strategy in the teaching of Physics in Brazil and worldwide. However, this practice has brought unsatisfactory results from the point of view of teaching-learning in Physics, when it is too linked to the resolution of exercises or problems decontextualized from the context in which the student is inserted. In this work, we develop RP didactic activities using computer simulations (CS). The activities were developed and implemented in a General Physi ...
Problem solving (PR) is an important didactic strategy in the teaching of Physics in Brazil and worldwide. However, this practice has brought unsatisfactory results from the point of view of teaching-learning in Physics, when it is too linked to the resolution of exercises or problems decontextualized from the context in which the student is inserted. In this work, we develop RP didactic activities using computer simulations (CS). The activities were developed and implemented in a General Physics class at a Brazilian public university. The results point to a good acceptance by the students, which show the possibility of taking PR to another context, expanding the possibilities of use. Among the advantages presented by the participants are: help in organizing studies and understanding and assimilating the contents. The difficulties presented were linked to the complexity of the tasks and the time needed to resolve them. ...
Resumen
La resolución de problemas (PR) es una estrategia didáctica importante en la enseñanza de la Física en Brasil y en el mundo. Sin embargo, esta práctica ha traído resultados insatisfactorios desde el punto de vista de la enseñanza-aprendizaje en Física, cuando está demasiado vinculada a la resolución de ejercicios o problemas descontextualizados del contexto en el que se inserta el alumno. En este trabajo, desarrollamos actividades didácticas de RP utilizando simulaciones por ordenador (CS). Las ...
La resolución de problemas (PR) es una estrategia didáctica importante en la enseñanza de la Física en Brasil y en el mundo. Sin embargo, esta práctica ha traído resultados insatisfactorios desde el punto de vista de la enseñanza-aprendizaje en Física, cuando está demasiado vinculada a la resolución de ejercicios o problemas descontextualizados del contexto en el que se inserta el alumno. En este trabajo, desarrollamos actividades didácticas de RP utilizando simulaciones por ordenador (CS). Las actividades se desarrollaron e implementaron en una clase de Física General en una universidad pública brasileña. Los resultados apuntan a una buena aceptación por parte de los estudiantes, que muestran la posibilidad de llevar las relaciones públicas a otro contexto, ampliando las posibilidades de uso. Entre las ventajas que presentan los participantes se encuentran: ayuda en la organización de los estudios y en la comprensión y asimilación de los contenidos. Las dificultades presentadas estaban relacionadas con la complejidad de las tareas y el tiempo necesario para resolverlas. ...
Contido em
Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). São Paulo. Vol. 12, n. 6 (out./dez. 2021), p. 1-26
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40361)Ciências Exatas e da Terra (6164)
Este item está licenciado na Creative Commons License