Carmelo Bene e as Instituições Culturais Italianas
View/ Open
Date
2023Type
Title alternative
Carmelo Bene and the Italian Cultural Institutions
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo trata de um artista muito original, Carmelo Bene, que desenvolveu por mais de quarenta anos uma profícua carreira nas artes da cena e em outras artes correlatas, e sua relação com as instituições culturais de seu país, a Itália da segunda metade do século XX. Em pesquisas realizadas sobre diferentes aspectos da vida artística de Bene, frequentemente apareceram tematizadas diretamente ou através de relatos de pessoas que lhe eram próximas, ao mesmo tempo seus conflitos e suas demandas a ...
O artigo trata de um artista muito original, Carmelo Bene, que desenvolveu por mais de quarenta anos uma profícua carreira nas artes da cena e em outras artes correlatas, e sua relação com as instituições culturais de seu país, a Itália da segunda metade do século XX. Em pesquisas realizadas sobre diferentes aspectos da vida artística de Bene, frequentemente apareceram tematizadas diretamente ou através de relatos de pessoas que lhe eram próximas, ao mesmo tempo seus conflitos e suas demandas aos poderes constituídos em instituições vinculadas ao Estado e ao mercado das artes italianos. Demonstra-se que tais relações foram ao mesmo tempo muito imbrica-das e ambíguas, pois, na mesma medida em que desdenhava do funcionamento dessas instituições, Bene expressava o desejo de receber seu suporte, principalmente financeiro, para poder dar vazão a seus impulsos criativos. ...
Abstract
One of the most interesting artistic figures of the Italian 20th century, Carmelo Bene created works across various disciplines (theater, cinema, literature, theory, radio and TV) for over 40 years. The article discusses Bene’s tormented relationship with Italian cultural institutions through an analysis of different aspects of his artistic and personal life. This was at the same time very imbricated and ambiguous, since, while openly disdaining cooperation with go-vernmental institutions, thro ...
One of the most interesting artistic figures of the Italian 20th century, Carmelo Bene created works across various disciplines (theater, cinema, literature, theory, radio and TV) for over 40 years. The article discusses Bene’s tormented relationship with Italian cultural institutions through an analysis of different aspects of his artistic and personal life. This was at the same time very imbricated and ambiguous, since, while openly disdaining cooperation with go-vernmental institutions, throughout his entire career Bene seeked both their financial and public support in order to give expression to his creative impulses. ...
In
Cena. V. 23, n. 40 (mai./ago. 2023), p. 1-10
Source
National
Collections
-
Journal Articles (41542)
This item is licensed under a Creative Commons License