Convivendo com seres encantados : Encontros e percursos da encantaria de Rei Sabá em São João de Pirabas, Pará
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Essa tese é sobre os desdobramentos da convivência entre pessoas e seres encantados nas religiões afro-brasileiras e da encantaria em São João de Pirabas, Pará, Amazônia. A pesquisa de campo que fundamenta essa pesquisa aconteceu entre os anos de 2018 e 2020, na cidade do salgado paraense, junto a terreiros e pessoas que traçam o percurso da encantaria na região. Para acompanhar as múltiplas relações de convivência entre pessoas e seres encantados, houve a participação nas festas e festejos org ...
Essa tese é sobre os desdobramentos da convivência entre pessoas e seres encantados nas religiões afro-brasileiras e da encantaria em São João de Pirabas, Pará, Amazônia. A pesquisa de campo que fundamenta essa pesquisa aconteceu entre os anos de 2018 e 2020, na cidade do salgado paraense, junto a terreiros e pessoas que traçam o percurso da encantaria na região. Para acompanhar as múltiplas relações de convivência entre pessoas e seres encantados, houve a participação nas festas e festejos organizados em Pirabas, principalmente o festejo para Rei Sabá, que acontece todo 20 de janeiro. Rei Sabá, ou Rei Sebastião, é o principal encantado de Pirabas, possui uma pedra encantada na Ilha da Fortaleza, onde foram instaladas, ao seu redor, imagens de Tóia Jarina, Cabocla Mariana, Caboclo Zé Raimundo e Iemanjá. Para além desse assentamento-monumento, segundo os terreiros, Rei Sabá possui relações estreitas com três encantadas: as já citadas Cabocla Mariana e Tóia Jarina, e a Cabocla Herondina. Esses seres encantados ganharam centralidade na pesquisa, ao surgirem nos terreiros, demandando ações e protegendo filhas e filhos de santo, enfim, participando ativamente em suas vidas. Dada a centralidade de Rei Sabá para as religiões afro-brasileiras e a encantaria em Pirabas, o argumento central da tese é de que conviver com o encantado é traçar uma política cósmica. Assim, a encantaria manifestada em territórios, assentamentos-monumentos, seres e corpos, mobiliza e constitui a vida das pessoas em Pirabas. A possibilidade de ser encantado ou atravessado pela encantaria é uma iminência que constrói a vida cotidiana e dá o ritmo anual da vida das pessoas que fazem parte desse percurso. ...
Abstract
This thesis is about the unfolding of the coexistence between people and enchanted beings in Afro-Brazilian and Encantaria religions in São João de Pirabas, Pará, Amazon. The fieldwork took place between the years 2018 and 2020, in a city situated in State of Pará, with terreiros and people who trace the path of Encantaria in the region. To accompany the multiple relationships of coexistence between people and enchanted (encantado) beings, the researcher participated in the parties and festivit ...
This thesis is about the unfolding of the coexistence between people and enchanted beings in Afro-Brazilian and Encantaria religions in São João de Pirabas, Pará, Amazon. The fieldwork took place between the years 2018 and 2020, in a city situated in State of Pará, with terreiros and people who trace the path of Encantaria in the region. To accompany the multiple relationships of coexistence between people and enchanted (encantado) beings, the researcher participated in the parties and festivities organized in Pirabas, mainly the celebration for Rei Sabá, which takes place every January 20th. Rei Sabá (King Sabá), or Rei Sebastião (King Sebastian) is the main enchanted being of Pirabas and has an enchanted stone on Fortaleza Island, where images of Tóia Jarina, Cabocla Mariana, Caboclo Zé Raimundo and Iemanjá were installed around it. In addition to this monument-settlement, according to the terreiros, Rei Sabá has close relationships with three enchanted beings: the aforementioned Cabocla Mariana and Tóia Jarina, and Cabocla Herondina. The research focused on these enchanted beings, when they appeared in the terreiros, demanding actions and protecting its followers, in short, actively participating in their lives. Given the centrality of Rei Sabá to Afro-Brazilian religions and Encantaria in Pirabas, the central argument of the thesis is that living with enchanted beings involves a cosmic policy. Thus, the enchantment manifested in territories, settlements monuments, beings and bodies, mobilizes and constitutes people’s existence in Pirabas. The possibility of being enchanted or crossed by enchantment is an imminence that builds everyday life and gives the annual rhythm of the lives of the people who are part of this journey. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Antropologia Social (472)
Este item está licenciado na Creative Commons License