Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorCava, Patricia Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-15T03:27:43Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262221pt_BR
dc.description.abstractPautada pelo problema de pesquisa "Como a criança que não está aprendendo na escola vai se constituindo sujeito de conhecimento e singularidade", e com os objetivos de entender o processo de aprendizagem mediante suas interdições; compreender como e por que as representações calcificadas do que vem a se rum aprendiz se mantêm; identificar formas de resistência ao isntituído, utilizadas pelo sujeito criança na escola e verificar os processos de conhecimento que transitam na escola, desenvolvo uma pesquisa qualitativa de tipo etnográfico. A pesquisa de campo realiza-se numa turma de segunda série do ensino fundamental, numa escola pública, durante o ano letivo de 2005, por intermédio de observações em sala de aula e entrevistas. O foco desta pesquisa são sete crianças encaminhadas pela professora para as aulas de apoio pedagógico, oferecidas na escola, no turno inverso ao das aulas. Além das crianças, entrevisto suas mães, um dos pais e a professora da turma. O referencial teórico pauta se fundamentalmente pela interlocução com a epistemologia genética de Jean Piaget e o pensamento complexo de Edgar Morin. Minha tese principal: o determinismo proveniente de uma lógica dedutivo-identitária deixa a criança que não estpa aprendendo na escola por demais marcada com os estigmas do imaturo, do inseguro, do distraído, do desinteressado, ocupando o não lugar em relação ao conhecimento (ou o lugar da repetição do mesmo) e recebendo a titudes desencorajadoras, o que dificulta o movimento em direção ao aprender, pois tal lógica expulsa da escola a contradição, o inusitado, o imprevisível, não enxergando que o caminho em direção ao aprender é, simultaneamente, ordenado e desordenado, singular e universal, individual e coletivo, previsível e imprevisível. Segunda tese: por desconhecer os processos de conhecimento de seus alunos, a professora apega se demais a marcas de identídade da criança que não está aprendendo na escola, não ajudando a desenvolver atitudes de aprendizagem. Terceira tese: as interdições presentes no espaço da sala de aula bloqueiam o processo de aprendizagem. No entanto, compreender tais interdições é fundamental para superá las e permitir, então, que sujeitos constitua m se em espaços de segurança e de liberdade. Quarta tese: o percurso para se constituir sujeito é composto por não linearidades, assim como o próprio ato de conhecer, tais quebras e rupturas precisam ser entendidas para que as emergências apareçam. Quinta tese: as dificuldades nos processos de comunicação entre adulto e criança, no ambiente da escola tornam as crianças pouco participativas, na medida em que se sentem submetidas ao desejo e à lógica dos adultos, sem espaço para sua manifestação como sujeitos de vontade e de ação. Para que o sujeito singular possa de fato manifestar toda sua singularidade desenvolver seu conhecimento, necessita ser reconhecido como sujeito, sujeito de direitos, direito às necessidades humanas fundamentais, que possibilitem liberdade de escolhas e emancipação. Falta à escola, em particular e a sociedade, em geral, reconhecer o sujeito na criança para que ela não se tome prematuramente o "sujeito homem" das cenas cotídianas de exclusão e violência que assistimos temerosos nos canais de comunicação e, às vezes, ao vivo.pt_BR
dc.description.abstractBased on the research problem, "How the child who is not leaming at school becomes a subject of knowledge and singularity", and with the purposes of understanding the learning process through its interdictions; understanding how and why the calcified representations of what comes to be an apprentice is kept; identifying the forms of resistance to the instituted, used by the subject child at the school and verifying the knowledge processes which take place at school, I develop an ethnographic type qualitative research. The field research occurs in a second grade elementary school group, at a public school, during t he school year of 2005, through observations in class and interviews. The focus of this research are seven children chosen and guided by the teacher to the pedagogical support classes, offered at the school, in the opposite day period to the one in which t he children regularly go to classes. Besides the children, I interview their mothers, one of the fathers and the class teacher. The theoretical referential is basícally founded by the interlocution with the genetic epistemology from Jean Piaget and comple x thinking of Edgar Morin. My main thesis: the determinism proceeding from a deductive identitary logic ends up marking a child who is not leaming at school with the stigmas of being immature, insecure, absent minded, disinterested, taking a non place in relatíon to knowledge (or the place of repetition of itself) and receiving discouraging attitudes, which makes harder the movement towards learning, as such logic expels from the school the contradiction, the unusual, the unpredictable, not noticing that the path towards learning is, simultaneously, arranged and confused, singular and universal, individual and collective, predictable and unpredictable. Second thesis: by not knowing the knowledge processes of her students, the teacher is too much attached t o identity marks of the child who is not learning at school, not helping to develop leaming attitudes. Third thesis: the present interdictions within the classroom block the learning process. However, understanding such interdictions if fundamental to ove rcome them and permit, then, that subjects are made in security spaces and of freedom. Fourth thesis: the path to develop a subject is composed by non linearities, as well as the act of knowing itself, such breaks and ruptures need to be understood so that the emergencies are noticed. Fifth thesis: the dificulties in the processos of communication between adult and child, in the environment of the school make the children few participative, as they feel submitted to the wish and logic of the adults, without space to their manifestation as subjects of will and action. In ordem to have the singular subject able to manifest all their singularity and develop their knowledge, it needs to be acknowledged as a subject, a subject with rights, right to fundamental human necessities, which enable freedom of choices and emancipation. The school lacks, in private and the society, in general, to acknowledge the subject in the child se that it does not become prematurely the "subject man" of the daily scenes of exclusion and violence which we watch, full of tear, on communication means and, sometimes, live.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectChilden
dc.subjectSubjecten
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.titleCriança constituindo-se sujeito na sala de aula : uma fabulosa emergência de complexidadespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000603980pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples