Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorIsaia, Silvia Maria de Aguiarpt_BR
dc.contributor.authorBolzan, Dóris Pires Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2023-07-15T03:27:26Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262216pt_BR
dc.description.abstractO cerne desta investigação diz respeito à construção do conhecimento pedagógico compartilhado através de narrativas de professoras. Assim, é fundamental compreender o papel do professor, seus pensamentos e decisões, suas teorias e suas crenças, buscando identificar estes processos. Desse modo, nos propusemos a fazer um estudo sociocultural, considerando que uma abordagem dessa natureza implica a compreensão do processo de transformação no qual os participantes da investigação estão envolvidos, levando em conta suas idiossincrasias e diferenças. O foco é compreender como se constitui a rede de interações e de mediações na elaboração do conhecimento pedagógico compartilhado de ensinantes/aprendentes, a partir da análise das narrativas/atividade discursiva das professoras e pesquisadora durante as reuniões pedagógicas. Justifica-se, assim, a escolha de uma abordagem de estudo sociocultural, de cunho narrativo, por se tratar de um tipo de estudo qualitativo que comporta uma análise centrada nos processos de construção coletiva, envolvendo o conjunto das entrevistas e reuniões pedagógicas realizadas. Os processos ocorridos em sala de aula foram discutidos, permitindo sua leitura a partir dos significados das atividades dos indivíduos, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais, tendo sua ênfase na singularidade dos fatos. A pesquisa implementada iniciou-se com a negociação entre as professoras e a investigadora, estabelecendo-se responsabilidades e ações durante a investigação, possibilitando que todas compartilhassem idéias e pontos de vista. Achados da pesquisa evidenciaram que: a) o processo de apropriação do conhecimento pedagógico foi sendo constituído na tessitura da rede de interações, a partir de narrativas das professoras envolvidas nessa construção compartilhada; b) a relação assimétrica entre as professoras e a pesquisadora representa uma relação formativa e colaboradora, na qual as participantes, mesmo partindo de diferentes pontos de vista, estabelecem, durante as discussões, posições intersubjetivas num contexto de negociação que tende à co-construção de "novos" sentidos e significados para as situações de ensinos c) a construção de conhecimento pedagógico compartilhado, através da atividade criadora, consiste na produção da novidade e ocorre a partir do processo de interação social; d) a linguagem torna possível organizar, interpretar e explicitar simbolicamente experiências, de maneira que significados e sentidos sejam construídos e reconstruídos, a partir de um diálogo interativo, ao mesmo tempo que a reflexão sobre idéias, opiniões, contradições e conflitos produz um "novo" conhecimento pedagógico; e) uma dupla transformação no cotidiano escolar ocorre, quando os sujeitos/professoras manifestam mudanças na sua compreensão e potencial de açáo, colocando em uso os recursos construídos colaboratívamente, transformando o saber em dizer e quando são capazes de modificar a situação, na qual utilizaram estes novos recursos, ou seja, transformar o dizer em saber-fazer - realização da práxis. Logo, quando a escola se torna, realmente uma comunidade de questionamento ela permite que seus participante sintam-se reconhecidos e encorajados não apenas a se apropriarem de suas conquistas, mas a transformá-las no presente e projetá-las para o futuro, assegurando a relevância de seus papéis e funções, para enfrentar as novas demandas pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThe core of this investigation is related to the construction of pedagogical knowledge, shared through teacher's reports. So, it's essential to understand the teacher's role, their thoughts and decisions, theories and believes, trying to identífy these processes. Therefore, we intended to do a social-cultural study, considering that this kind of approach takes into account the comprehension of the process of transformation in which the participants of the investigation are involved, considering their idiosyncrasies and differences. The focus of this investigation lies in understanding how the web of interaction and mediation is constituted to elaborate the pedagogical knowledge shared by educators/learners, based on the analysis of the reports/teachers' discourses activities and research during the pedagogical meetings. The choice of a sociocultural study approach is justlfied because it refers to a qualitative study in which the analysis is centered on the processes of collectivec onstruction, involving the set of interviews and pedagogical meeting held. The processes that occured in the classroom were discussed, the read was possible from the meaning of the subjects' activities, showing the subjectivity/objectivity o social relations, the emphasis is put on the singularity of the facts. The beginning of this research was done through a negotiation between the teachers and the researcher, responsabilities and actions were estabilished during the investigation, sharing ideas and points of views were made possible. The results of the research pointed out that: a) The process of achieving the pedagogical knowledge was built on the range of the interactions web from teachers' reports involved in this shared construction; b) The asymmetric relation between the teachers and the research represents a formative and cooperative relatlon, although the participante have different points of views, they have estabilished, during the discussions, intersubjective positions in a negotiation context that tends to co-constructing "new" senses and meanings refering to teaching situations; c) The pedagogical knowledge construction shared, through the created activity, consists of producing the news and it occurs from the social interaction; d) The language makes it possible to organize, interpret, and explicit symbolical experience, so that meanings and senses are constituted and reconstituted from an interative dialog, the reflection on ideal, opinions, contradictions and conflicts produce a "new" pedagogical knowledge as well; e) a double transformation in school routine happens when the subjects/teachers show some changes in comprehension and potential of action, using the resources constituted co-operatively, transforming the knowledge in speaking and when they are abre to modify a situation, in which these new resourses were used, that means, transforming the speaking in knowledge of how to do it - praxis realization. Moreover, when the school really becomes a community of questioning, it allows its participante to feel valued and encouraged to get their achievements and change them into the present and project them into the future, assuring the relevance of their robes and functions in order to face new pedagogical demands.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFunçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectConhecimento pedagógico compartilhadopt_BR
dc.titleA construção do conhecimento pedagógico compartilhado : um estudo a partir de narrativas de professoras do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSchäffer, Margarethpt_BR
dc.identifier.nrb000306559pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem