Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndreola, Balduino Antôniopt_BR
dc.contributor.authorGhiggi, Gomercindopt_BR
dc.date.accessioned2023-07-15T03:26:55Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262207pt_BR
dc.description.abstractEste texto discute a pedagogia da autoridade a serviço da liberdade, dialogando com Freire, professores em formação, a minha própria história e pensadores diversos. A baliza metodológica é o diálogo, como direção cientifica e política. Tomando como central a obra de Freire, o texto apresenta fragmentos de minha história de vida, destacando relações entre autoridade e liberdade; sustenta justificativas que refutam atitudes autoritárias analisando os absurdos sofrimentos/silêncios humanos; advoga que a autoridade institui-se pelo trabalho solidário, formação permanente e capacidade de desvelamento de regimes conceituais instituídos; sistematiza reflexões acerca de referências teóricas que auxiliam na compreensão das descobertas de Freire e dos movimentos que identifiquei no cotidiano do trabalho formativo, presentes no exercício docente; e traz a teoria freireana em particular diálogo com professoras-alunas do Curso de Pedagogia/PFPL para apoiar a compreensão do problema aqui exposto. Dos professores e professoras com quem dialoguei durante a investigação, especialmente alunas/docentes do PFPL, concluo que a assunção à condição de autoridade torna se imperativa tendo por solo a base social que enraíza-se em produção simbólico material qualificada aos que detêm estrutura e instrumentos de formação que lhes garantem competências e vantagens adicionais, o que, por dever de coerência, justifica a formação para a geração de condições de possibilidades visando mudanças da ordem estabelecida. As professoras sentem-se seguras sem autoritarismos e licenciosidades quando, admitindo ignorância, aceitam processos de formação desafiadas por outras autoridades, a partir do que passaram a sentir-se autorizadas à tarefa da formação para a vida social que garanta humanidade às pessoas para criar o mundo. Desafiadas pelo diálogo, as professoras tornam curricular a cultura dos alunos, gerando alternativas à violência pela negação à negação da cultura de Origem dos envolvidos, tirando da clandestinidade impulsos reprimidos. As professoras falam dos programas de formação que, somados aos processos de pesquisa-formação, transformaram-se em instrumentos conceituais de análise da prática; não se deixam enganar pelo banalizante jogo de linguagem e assumem-se autoridade que ajudam a "simbolizar o mundo das crianças". Para situar historicamente descobertas anunciadas, retomo rastos que auxiliam no desvelamento do cotidiano escolar, porque falam de práticas conceituadas. Das conclusões, ratifico hipóteses que orientaram esta pesquisa: autoridade é conceito com o qual Freira busca demarcação pedagógica, epistemológica, ética e política, com o que, em diálogos formativos códigos do capitalismo, quando ensina solidariedade e quando prestigio e domínio cultural amplo estão desautorizados à constituição da autoridade.pt_BR
dc.description.abstractThis work discusses the pedagogy of authority in the service of freedom, through dialogues with Paulo Freire, with teachers in formation, with my own history and with various thinkers. Its methodological mark is dialogue as scietific and political direction. Having Freiire's work as central, this text shows highlighting of my story of life, highlighting the relationships between authority and freedom; it defends justifications that reject authoritarian atitudes, analyzing the absurd human sufferings/silences; it claims that authority is constituted by solidary work, permanent formation, and ability for unveiling the conceptual regimes established; it systematizes reflections about theoretical references that help understand Freire's findings as well as the movements I have identified in the quotidian of the formative work and which are present in the teaching practice; and it brings the Freirean theory in a special dialogue with teachers-students of the Pedagogy Course/PFPL, in order to support the understanding of the problem exposed here. From my dialogue with teachers during the investigation, especially the PFPL students-teachers, I concluded that it becomes imperative to ascend to the condition of authority. This ascension is grounded on the social basis which, in turn, is rooted in qualified symbolic-material production to those who hold formation tools and structures that vouch for additional benefits and competences. And this, coherently, justifies a formation geared towards the generation of conditions of possibility for changes in the established order. Teachers feel self-assured without both authoritarianism and licentiousness when they admit ignorance and accept formation processes, challenged by, other authorities, feeling authorized to the task of forming for social life, in a way that guarantees humanity for people to create the world. Challenged by dialogue, teachers make students' culture into curriculum, producing alternatives to violence by denying the denial of their students' original culture, rescuing repressed impulses from clandestinity. The teachers talk about üe programs of formation which, being added to the processos of research-formation, have changed into conceptual tools of analysis of the practice; the teachers are not misled by the banalizing games of language and assume themselves as authorities that help "symbolize children’s world". In order to hystorically place announced discoveries, I resume tracks that help unveil the everyday of schools, for they speak of conceptualized practices. In the conclusions, I ratify hypotheses that have oriented this research: authority is the concept with which Freire seeks pedagogical, epistemological, ethical and politicas delimitation by which, in formative dialogues, transgresses the codes of capitalism when teaches solidarity and desauthorizes prestige and cultural domination as constitutive of authority.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogiapt_BR
dc.titleA pedagogia da autoridade a serviço da liberdade : (ou) escrituras do óbvio por ensaios convocativos à defesa política da autoridade e da educação para a liberdade : diálogos com Paulo Freire e professores em formação : superações teóricas e paradoxos do cotidianopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000285720pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples