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A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015
dc.contributor.author | Trombetta, Derlan | pt_BR |
dc.contributor.author | Konzen, José Oto | pt_BR |
dc.contributor.author | Luce, Maria Beatriz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T03:31:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2675-181X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262177 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o processo de construção da Política Institucional de Formação de Professores (PIFP) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no período de 2015 a 2017, motivado pela Resolução CNE/CP 02/2015 pela qual ficaram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica (DCNFP). Esta norma trouxe às Instituições de Educação Superior (IES) o desafio de consubstanciar políticas institucionais de formação de professores com identidade própria, associadas ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo a integrar todas as suas instâncias ou setores – unidades acadêmicas como faculdades, centros, e/ou departamentos e abrangendo todos os cursos de licenciatura a pós-graduação latoe strictosensu e as ações extensionistas de formação continuada. O artigo analisa os processos de elaboração e de implementação inicial da política institucional, com destaque para a implantação do Fórum das Licenciaturas e a reformulação dos projetos pedagógicos a partir da política institucional. Ao final, constam algumas considerações sobre os novos desafios emergentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents the process of construction of the Institutional Policy of Teacher Training (PIFP) of the Federal University of the Southern Frontier (UFFS), from 2015 to 2017, motivated by RESOLUTION CNE/CP 02/2015 by which the National Curriculum Guidelines for Initial and Continuing Training at higher level of Professionals of the Magisterium for Basic Education (DCNFP) were established. This standard brought to higher education institutions (HEIs) the challenge of embodying institutional policies for teacher training with their own identity, associated with the Institutional Pedagogical Project (PPI) and the Institutional Development Project (PDI), in order to integrate all their instances or sectors – academic units such as colleges, centers, and/or departments and covering all undergraduate courses and lato and stricto sensu graduate studies and extensionist actions of training Continued. The article analyzes the processes of elaboration and initial implementation of institutional policy, with emphasis on the implementation of the Diploma Sum and the reformulation of pedagogical projects based on institutional policy. In the end, there are some considerations about the new emerging challenges. | en |
dc.description.abstract | Este artículo presenta el proceso de construcción de la Política Institucional de Formación del Profesorado (PIFP) de la Universidad Federal de la Frontera Sur (UFFS), de 2015 a 2017, motivado por la RESOLUCION CNE/CP 02/2015 por la cual se establecieron las Directrices Nacionales de Currículo para la Formación Inicial y Continua en el nivel superior de Profesionales del Magisterio de Educación Básica (DCNFP). Esta norma trajo a las instituciones de educación superior (HEI) el reto de encarnar las políticas institucionales para la formación del profesorado con identidad propia, asociadas con el Proyecto Pedagógico Institucional (PPI) y el Proyecto de Desarrollo Institucional (PDI), con el fin de integrar todas sus instancias o sectores – unidades académicas como colegios, centros y/o departamentos y cubriendo todos los cursos de grado y estudios de posgrado lato y stricto sensu Continuó. El artículo analiza los procesos de elaboración e implementación inicial de la política institucional, con énfasis en la implementación de la Suma del Diploma y la reformulación de proyectos pedagógicos basados en la política institucional. Al final, hay algunas consideraciones sobre los nuevos desafíos emergentes. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Formação em movimento. Seropédica, RJ | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Institutional policies | en |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Bachelor’s Forum | en |
dc.subject | Formación del profesorado | es |
dc.subject | Políticas institucionales | es |
dc.subject | Foro de Licenciatura | es |
dc.title | A construção da política de formação de professores na UFFS e a resolução 02/2015 | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of teachers training policy at UFFS | en |
dc.title.alternative | La construccion de la policia de entrenamiento del profesor ado en UFFS | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001169876 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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