Análise e comparação da percepção sobre barreiras e impacto de políticas públicas no uso da bicicleta entre ciclistas e potenciais ciclistas no Brasil
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral analisar, em âmbito nacional, a percepção de ciclistas e de potenciais ciclistas quanto as principais barreira ao uso da bicicleta como meio de transporte e acerca das políticas públicas existentes para incentivo do uso da bicicleta entre grupos de ciclistas e potenciais ciclistas considerando a diferenciação de gênero binário. Método: Este estudo utiliza dados secundários de uma pesquisa de abrangência nacional realizada entre novembro de 2020 e ma ...
Objetivo: Este estudo tem como objetivo geral analisar, em âmbito nacional, a percepção de ciclistas e de potenciais ciclistas quanto as principais barreira ao uso da bicicleta como meio de transporte e acerca das políticas públicas existentes para incentivo do uso da bicicleta entre grupos de ciclistas e potenciais ciclistas considerando a diferenciação de gênero binário. Método: Este estudo utiliza dados secundários de uma pesquisa de abrangência nacional realizada entre novembro de 2020 e março de 2021. A análise de oito barreiras ao uso da bicicleta é realizada através modelos logit multinomiais de ranking explodido e teste-Z de comparação entre duas proporções para quatro grupos definidos (ciclistas na rotina e potenciais ciclistas com diferenciação de gênero entre masculino e feminino). A análise de onze políticas públicas para os mesmos quatro grupos utiliza o teste-Z de comparação entre duas proporções. Resultados: Os modelos apresentam a existência de graus de importância diferentes para as oito barreiras analisadas, sendo as principais “Falta de respeito dos motoristas”, seguida de “Falta de infraestrutura adequada (ciclovias ou ciclofaixas)” e “Alto índice de violência no trânsito”. Taxa de fatalidade no trânsito, a existência de sistemas de compartilhamento de bicicletas na cidade e escolaridade alta foram variáveis encontradas para alguns dos grupos analisados como influentes na percepção das barreiras. Em relação as políticas públicas, houve diferenças entre como os quatro grupos analisados as percebem, tanto para impactos positivos quanto negativos. Conclusões: Esse estudo contribui com a literatura ao ajudar a compreender melhor as barreiras ao uso da bicicleta apresentando resultados que diferenciam perfis de ciclistas e potenciais ciclistas bem como a importância do gênero. A análise de políticas públicas atrelada aos resultados da percepção sobre as barreiras contribui para que melhores políticas públicas sejam postas em prática e que possam compreender melhor as demandas para expandir o uso da bicicleta no Brasil. ...
Abstract
Objective: This study has the general objective of analyzing, at the national level, the perception of cyclists and potential cyclists regarding the main barriers of cycling as a means of transport and about the existing public policies to encourage the use of the bicycle among groups of cyclists and potential cyclists considering binary gender differentiation. Method: This study uses secondary data from a national survey carried out between November 2020 and March 2021. The analysis of eight b ...
Objective: This study has the general objective of analyzing, at the national level, the perception of cyclists and potential cyclists regarding the main barriers of cycling as a means of transport and about the existing public policies to encourage the use of the bicycle among groups of cyclists and potential cyclists considering binary gender differentiation. Method: This study uses secondary data from a national survey carried out between November 2020 and March 2021. The analysis of eight barriers to cycling is performed using multinomial logit models of exploded ranking and Z-test of comparison between two proportions for four defined groups (routine cyclists and potential cyclists with gender differentiation between male and female). The analysis of eleven public policies for the same four groups uses the Z-test of comparison between two proportions. Results: The models show the existence of different degrees of importance for the eight barriers analyzed, the main ones being “Lack of respect from drivers”, followed by “Lack of adequate infrastructure (bicycle lanes or lanes)” and then “High rate of traffic violence”. Traffic fatality rate, the existence of bicycle sharing systems in the city and high schooling were variables found for some of the groups analyzed as influential in the perception of barriers. Regarding public policies, there were differences between how the four analyzed groups perceive them, both for positive and negative impacts. Conclusions: This study contributes to the literature by helping to better understand the barriers to bicycle use, presenting results that differentiate profiles of cyclists and potential cyclists as well as the importance of gender. The analysis of public policies linked to the results of the perception of barriers with contributes to better public policies being put into practice and that they can better understand the demands to expand the use of bicycles in Brazil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.
Colecciones
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