Mostrar el registro sencillo del ítem
Estágio atual e desafios da reciclagem mecânica de plásticos de engenharia no Brasil
dc.contributor.advisor | Marcilio, Nilson Romeu | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo, Guilherme Bianchin de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T03:31:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262155 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tratamento de resíduos sólidos no Brasil e os impactos ambientais da produção de plásticos estão cada vez sendo mais enfocados como tópicos preocupantes. Uma das classes de resíduos sólidos menos reciclados hoje são os plásticos de engenharia e esse trabalho tem por objetivo descrever o estado atual desse mercado e estimar o volume de material gerado, além de definir os principais desafios da reciclagem mecânicas desses materiais. Para isso, foram analisados bancos de dados governamentais, de consultorias especializadas, entidades, além de pesquisa primária com executivos e especialistas do setor. Foi feita também uma análise qualitativa das metas e objetivos de sustentabilidade das principais empresas dos setores demandantes de plásticos de engenharia. A partir da estimativa de volume gerado foi encontrado um índice de reciclabilidade de plásticos de engenharia pós consumo reciclados de 7,4%. Com relação aos plásticos de engenharia pós indústria não são divulgados dados precisos, porém pela pesquisa primária entende-se que quase 100% desse material é reciclado, por conta do seu valor agregado e facilidade de processamento. Sobre as metas de reciclagem é possível perceber que o setor de eletroeletrônicos é o que tem o maior enfoque ambiental na parte de plásticos, com o menor enfoque sendo o setor automotivo, muito por conta dos tempos de vida dos produtos e os principais materiais que os compõe. Os principais problemas relatados pelos especialistas e empresários sobre o pós consumo foram a necessidade de uma estruturação da cadeia de reciclagem, pois uma das dificuldades é a capacitação e investimentos em empresas de reciclagem e cooperativas para que possam separar esses materiais. Além disso o custo do processamento e logístico pesam nesse setor porque é difícil conseguir acesso a grandes quantidades de material pós consumo. Para sanar esses problemas a troca de materiais de engenharia por plásticos commodities aditivados em aplicações de menor necessidade mecânica e térmica pode ser uma solução. A elaboração de sistemas de logística reversa de ciclo aberto para levar esses materiais para setores como utilidades domésticas ou na adição de um percentual de material reciclado em material virgem também são possíveis. | pt_BR |
dc.description.abstract | The treatment of solid waste in Brazil and the environmental impacts of plastic production are increasingly being focused as topics of concern. One of the classes of solid waste less recycled today are the engineering plastics and this work aims to describe the current state of this market and estimate the volume of material, besides defining the major challenges of mechanical recycling of these materials. Therefore, government databases, specialized consultants, and entities were analyzed, in addition to primary research with executives and specialists in the sector. A qualitative analysis of the sustainability goals and objectives of the main companies in the sectors that demand engineering plastics was also performed. From the estimated volume generated, a recyclability rate of 7.4% was found for post-consumer recycled engineering plastics. With regard to post-industrial engineering plastics, precise data are not disclosed, but from primary research it is understood that almost 100% of this material is recycled, due to its added value and ease of processing. About the recycling targets it is possible to see that the electro-electronic sector is the one with the greatest environmental focus on the plastics part, with the automotive sector being the smallest, largely due to the product lifespan and the main materials it is composed of. The main problems reported by the specialists and entrepreneurs about the post-consumption were the need to structure the recycling chain, because one of the difficulties is the qualification and investments in recycling companies and cooperatives so that they can separate these materials. Besides, the processing and logistic costs are a heavy burden in this sector because it is difficult to get access to large quantities of post-consumer materials. To solve these problems the exchange of engineering materials for additivated commodity plastics in applications with lower mechanical and thermal requirements can be a solution. The elaboration of open-loop reverse logistics systems to bring these materials to sectors such as housewares or the addition of a percentage of recycled material in virgin material are also possible. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mechanical recycling | en |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Engineering plastics | en |
dc.subject | Resíduos plásticos | pt_BR |
dc.subject | Market analysis | en |
dc.subject | Reverse logistics | en |
dc.title | Estágio atual e desafios da reciclagem mecânica de plásticos de engenharia no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gomes, Maurício Jaroski | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172003 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Química | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Ingenierías (5855)