O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
View/ Open
Date
2023Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino ...
A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise. ...
Abstract
The English and Spanish Languages were introduced in the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD in Portuguese) in 2011. Since the first Public Notice, there have been changes, both in the Program as a whole and in the area of Modern Foreign Languages. This study aims at tracing these changes, mainly the ones related to the English Language. For this, it was analyzed the PNLD Public Notices for Elementary School of 2011, 2014, 2017, and 2020, and the ones for High School of 2012, ...
The English and Spanish Languages were introduced in the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD in Portuguese) in 2011. Since the first Public Notice, there have been changes, both in the Program as a whole and in the area of Modern Foreign Languages. This study aims at tracing these changes, mainly the ones related to the English Language. For this, it was analyzed the PNLD Public Notices for Elementary School of 2011, 2014, 2017, and 2020, and the ones for High School of 2012, 2015, 2018, and 2021, besides Decrees and Resolutions related to the Program. It is possible to conclude that the main modifications, which changed the Program in general as well as the Foreign Languages specifically, happened after the publication of the Decree no. 9.099 of July 18th, 2017. Those changes affected the way the Program works; some of them seem to bring improvements to the PNLD, whereas others might be worrying, according to the analysis. ...
In
Caderno seminal. Rio de Janeiro, RJ. N. 44 (2023), p. 350-399
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)
This item is licensed under a Creative Commons License