Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Alessandra Jacquelinept_BR
dc.contributor.authorSantos, Loiva Costapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:39Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262070pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar de que maneira se constitui o ensino de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no município de Esteio/RS, à luz da teoria da aquisição da linguagem e do seu diálogo com os conceitos de língua e linguagem discutidos pelo Círculo de Bakhtin. Para tanto, em um primeiro momento, serão analisados os principais conceitos teóricos de M. Bakhtin e V. Volóchinov, abordando como essas concepções se relacionam com a Libras, de forma a refletir como essa língua se constitui e de que modo pode ser adquirida pela sociedade e ensinada nas escolas. Na sequência, serão analisados os documentos oficiais que norteiam o ensino de Libras como a BNCC e o RCE (Referencial Curricular de Esteio), discutindo como se constrói o ensino dessa língua nas escolas e o que pode/deve ser considerado como prática de sala de aula. Ao se refletir sobre essas questões, por fim, será proposta, partindo dessas análises e dos conceitos vinculados ao Círculo de Bakhtin, proposições e reflexões sobre as possibilidades que contemplem todas as especificidades da Libras enquanto língua e todos os aspectos que a englobam, tais como sua cultura, levando em conta os estudantes ouvintes e a comunidade surda como sujeitos dessas interações.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes how the teaching of Libras (Brazilian Sign Language) is constituted in the city of Esteio/RS from the theory of language acquisition and its dialogue with the concepts of language and language discussed by the circle of Bakhtin. At first, the main concepts of language will be analyzed and how they relate to Libras, in order to explain how this language is constituted and how it should be approached by society and educational institutions. In sequence, the official documents that guide the teaching of Libras, such as the BNCC and the RCE (Referencial Curricular de Esteio), will be analyzed in order to think about how the teaching of this language is constructed in schools and what should be considered as a practice of classroom. By reflecting on these issues, finally, based on these analyzes and the concepts linked to the Bakhtin circle, a lesson plan will be proposed that includes all the specificities of Libras as a language and all the aspects that contemplate it as its culture, taking considering hearing students and the deaf community as subjects of any and all interactions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectLIBRASen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectBakhtin Circleen
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectBNCCen
dc.subjectCírculo de Bakhtinpt_BR
dc.subjectCurricular Reference of Esteioen
dc.titleAnálise da matriz curricular para o ensino de libras na cidade de Esteio/RS a partir das noções do círculo de Bakhtinpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172734pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples