Heroínas negras na sala de aula : um relato de experiência
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e raci ...
Este trabalho tem como objetivo contribuir para reflexões e análises, a partir de um projeto de estágio obrigatório realizado no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), a importância, as razões e os possíveis impactos do estudo de mulheres negras na sala de aula. A partir do relato do projeto de estágio e do contexto social escolar do Brasil, pode-se observar a importância do estudo da literatura de autoria feminina negra para fins de luta e resistência em uma sociedade machista, patriarcal e racista como a brasileira, e como o papel do educador e da escola é de extrema importância para a mitigação desses preconceitos e conservadorismos. Para embasar a discussão, foram utilizadas referências como: Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, dentre outros filósofos/as, professores/as e ativistas. ...
Abstract
This paper aims to contribute to reflections and analysis, based on a non-mandatory internship project carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), the importance, reasons and possible impacts of the study of black women in the classroom. From the report of the internship project and the social context of the Brazilian school, it is possible to observe the importance of the study of literature written by black women for the purposes resistance in a sexist, patriarchal, and racist soc ...
This paper aims to contribute to reflections and analysis, based on a non-mandatory internship project carried out at the Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp), the importance, reasons and possible impacts of the study of black women in the classroom. From the report of the internship project and the social context of the Brazilian school, it is possible to observe the importance of the study of literature written by black women for the purposes resistance in a sexist, patriarchal, and racist society such as the Brazilian one, and how the role of the educator and the school is extremely important in the mitigation of these prejudices and conservatism. For this, references such as Djamila Ribeiro, Bell Hooks, Paulo Freire, among other philosophers, teachers and activists were used. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License