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dc.contributor.advisorMilano, Luiza Elypt_BR
dc.contributor.authorJacques, Mairapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-11T03:30:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261976pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e exploratória através de revisão bibliográfica para investigar, analisar e refletir sobre as dificuldades encontradas no uso da língua, linguagem e comunicação dos estudantes de graduação indígenas da UFRGS e o quanto elas estão associadas às diferenças na sua formação escolar diferenciada, além de demonstrar como a falta de domínio da leitura, produção textual e compreensão da língua portuguesa e da linguagem científica compromete o rendimento desses estudantes e contribui para a exclusão deles do meio acadêmico, apesar de hoje o Brasil já possuir Leis e Diretrizes que asseguram a esses povos a utilização de suas línguas maternas e processos de aprendizagem próprios e específicos de cada comunidade. Além disso, demonstra que a presença de estudantes indígenas na universidade ainda é considerada um acontecimento recente que carrega consigo não só a discriminação, vergonha e preconceito, mas também as dificuldades na apropriação, uso e reprodução dos conhecimentos acadêmicos devido à sua formação no ensino básico diferenciada, multilíngue e, por vezes, precária e exposta durante a trajetória acadêmica.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is a documentary, qualitative and exploratory research through bibliographic review to investigate, analyze and reflect on the difficulties encountered in the use of language, language and communication of indigenous undergraduate students at UFRGS and how much they are associated with the differences in their differentiated schooling, in addition to demonstrating how the lack of mastery of reading, textual production and understanding of the Portuguese language and scientific language compromises the performance of these students and contributes to their exclusion from the academic environment, since today, in the Brazil, we have Laws and Guidelines that assure these peoples the use of their mother tongues and learning processes specific to each community. In addition, it demonstrates that the presence of indigenous students at the university is still considered a recent event that carries with it not only discrimination, shame and prejudice, but also difficulties in the appropriation, use and reproduction of academic knowledge due to their training in basic education. differentiated, multilingual and, at times, precarious and exposed during the academic trajectory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.titleLinguagem, língua e comunicação na realidade de indígenas na universidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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