O novo perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos : suas relações sociais e aprendizagens
View/ Open
Date
2023Author
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 20 ...
As políticas públicas nacionais que dizem respeito à Educação de Jovens e Adultos têm preocupações genuínas quanto à oferta de vagas e o acesso dos alunos. Mas é preciso pensar também sobre quem é o aluno e em como colaborar para sua permanência até a conclusão dos estudos. Com foco na caracterização do novo perfil do aluno, este trabalho apresenta relatos de experiências docentes na educação de adultos que voltaram às salas de aula em espaços de tempo bastante diferentes: no início dos anos 2000 e agora, no ano de 2022. A experiência atual diz respeito ao convívio e interação com alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Porto Alegre e, por meio de uma abordagem etnográfica a pesquisa ainda procura relacionar a qualidade da aprendizagem às relações sociais construídas em sala de aula. ...
Abstract
The national public policies regarding youth and adult Education have genuine concerns about the availability of vacancies and student access. But it is also necessary to think about who this student is and how to collaborate to their permanency until the end of the studies. Focusing on the characterization of the new student profile, this work presents reports on the teacher’s experience in adult education who returned to the classrooms in very different periods of time: in the early 2000s and ...
The national public policies regarding youth and adult Education have genuine concerns about the availability of vacancies and student access. But it is also necessary to think about who this student is and how to collaborate to their permanency until the end of the studies. Focusing on the characterization of the new student profile, this work presents reports on the teacher’s experience in adult education who returned to the classrooms in very different periods of time: in the early 2000s and now, in 2022. The current experience concerns living and interacting with High School students in Youth and Adult Education in a public school in the city of Porto Alegre and, through an ethnographic approach, the research still seeks to relate the quality of learning to the relationships built in the classroom. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License