Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWives, Daniela Garcezpt_BR
dc.contributor.authorVailatti, Gerusapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:48Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261941pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema as metodologias ativas e sua respectiva utilização no ensino da Sociologia no Ensino Médio, onde buscou-se identificar o papel dessas no processo de ensino e aprendizagem da Sociologia no Ensino Médio do Colégio São Tiago em Farroupilha-RS. Sendo assim, a metodologia utilizada para essa investigação tem uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com interlocutores(as) que ocupam papéis diferentes dentro da escola. O problema que ancora este trabalho é: de que maneira as metodologias ativas podem auxiliar no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Sociologia no Ensino médio do Colégio São Tiago? Nesse sentido, a reflexão a respeito de metodologias que promovam o protagonismo e o interesse do(a) educando(a) é tarefa urgente e demanda uma mudança de postura dos(as) educadores(as) e da própria escola. A compreensão do papel das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem passa por compreender o contexto escolar, sendo que no caso do Colégio São Tiago, observa-se uma estrutura física diferenciada e privilegiada, se levarmos em conta a maioria das escolas públicas brasileiras. Tanto o Plano Político Pedagógico (PPP) quanto o Plano de Ação Pedagógico formalizam uma necessidade do ensino e aprendizagem centrados no(a) aluno(a). Uma das formas que possibilitam o entendimento deste contexto passa pela análise do PPP, do Plano de Ação Pedagógica, tal como a aplicação das metodologias. Observou-se que é de suma importância compreender o papel que tais metodologias exercem no processo de ensino e aprendizagem da Sociologia. Concluímos que compreender e atuar sobre o micro em consórcio com alinhamentos e lapidações sob macro educacional é tarefa urgente (todos pela educação, aquém da demagogia), bem como revisitar as práticas pedagógicas e ampliar o debate acerca das defasagens no ensino precisam ser exercícios constantes.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as its theme the active methodologies and their respective use in the teaching of Sociology in High School, where we sought to identify the role of these methodologies in the development of teaching and learning of Sociology in High School in Colégio São Tiago in Farroupilha-RS. Thus, the methodology used for this investigation has a qualitative approach, with semi-structured interviews with interlocutors who occupy different roles within the school. The problem that anchors this work is: in what way can the active methodologies help in the development of teaching and learning of Sociology in the high school of Colégio São Tiago? In this sense, reflection about methodologies that promote the protagonism and the interest of the student is an urgent task and demands a change in attitude from the educators and the school itself. The understanding of the role of active methodologies in the process of teaching and learning goes through an understanding of the school context, and in the case of Colégio São Tiago, a differentiated and privileged physical structure is observed, if we take into account the majority of Brazilian public schools. Both the PPP and the pedagogical action plan formalize a need for student-centered teaching and learning. One of the ways that make it possible to understand this context is through the analysis of the PPP, the Pedagogical Action Plan, as well as the application of the methodologies. It was observed that it is of utmost importance to understand the role that such methodologies play in the process of teaching and learning Sociology. We conclude that understanding and acting on the micro in consortium with alignments and lapidations under educational macro urges (all for education, beyond demagogy), as well as revisiting the pedagogical practices and broadening the debate about the gaps in education need to be constant exercises.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectTeaching and learning of sociologyen
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFarroupilha (RS)pt_BR
dc.titleO papel das metodologias ativas no desenvolvimento do ensino aprendizagem da sociologia no ensino médio de uma escola da rede estadual da cidade de Farroupilha-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem