Show simple item record

dc.contributor.advisorFleury, Lorena Cândidopt_BR
dc.contributor.authorGalli, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261940pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo constitui-se no trabalho de conclusão de curso para qual se elegeu como objeto de pesquisa: a disciplina de Sociologia e suas contribuições na formação cidadã dos alunos de ensino médio. Nesse sentido, com as mudanças ocorridas no progresso histórico, cultural e social da humanidade, muitos paradigmas foram quebrados e no campo da educação não é diferente. Assim, é fundamental no processo de construção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e cívica, que se inicie com a socialização dos alunos no ambiente escolar. Podemos destacar, nesse processo de construção da sociedade por meio da instituição escolar, a contribuição da Sociologia, disciplina pertencente à grade do ensino médio, que apresenta como viés, a formação integral do ser humano para a vivência em sociedade. A Sociologia tem um papel fundamental na formação cidadã dos jovens, sendo assim, as aulas ministradas pelos professores devem ser utilizadas como instrumentos de inovação e observação. A cidadania é um dos temas que se desenvolve em meio a toda questão sociológica e anda lado a lado na jornada educacional. Sendo assim neste trabalho utilizou-se a observação participante a fim de entender como se desenvolvem os jovens estando em contato com temas necessários para sua cidadania. Também pressupõe a participação do professor e seu papel nessa construção.pt_BR
dc.description.abstractThe present study constitutes the course completion work for which it was chosen as the research object: the discipline of Sociology and its contributions to the citizenship education of high school students. In this sense, with the changes that have occurred in the historical, cultural and social progress of humanity, many paradigms have been broken and the field of education is no different. Thus, it is fundamental in the process of building a developed, egalitarian and civic society, which begins with the socialization of students in the school environment. We can highlight, in this process of building society through the school institution, the contribution of Sociology, a discipline belonging to the high school curriculum, which presents as a bias, the integral formation of the human being for living in society. Sociology has a fundamental role in the citizenship formation of young people, therefore, the classes given by the professors must be used as instruments of innovation and observation. Citizenship is one of the themes that develops in the midst of every sociological question and goes hand in hand in the educational journey. Therefore, in this work, participant observation was used in order to understand how to develop young people and remain in contact with themes necessary for their citizenship. We also accept the participation of the teacher and his role in this construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleA importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBlanco, Gabriela Diaspt_BR
dc.identifier.nrb001172687pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record