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Educação e continuidade a partir da pandemia do COVID19 com foco em duas escolas municipais de Passo Fundo/RS
dc.contributor.advisor | Oliveira, Daniela | pt_BR |
dc.contributor.author | Rhoden, Ana Cristina Schlindwein | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:29:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261939 | pt_BR |
dc.description.abstract | As modificações sociais que ocorreram em virtude da pandemia do COVID19, a partir do ano de 2019, foram evidentes e profundas. Para a educação, em especial, significou um divisor de águas que demarca a sala de aula antes e depois da implementação de novas tecnologias da informação na educação. Na Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo/RS esta implementação vem sendo feita de forma contínua e progressiva, de modo a impactar a vida dos professores, alunos, gestores de educação e comunidade escolar. Desta forma o presente trabalho tem o objetivo de analisar alterações no processo de ensino devido à introdução de tecnologias da informação (TICs) em duas escolas municipais de Passo Fundo/RS, a partir da pandemia do COVID19. Os principais resultados demonstram que houve um considerável investimento de aporte financeiro, estrutural e de capacitação de recursos humanos para o uso de tecnologias em virtude da pandemia. No entanto, por se tratar de uma área com muita defasagem nestes mesmos quesitos de investimento ainda há muito a ser feito. A pesquisa coletou dados de forma quantitativa e qualitativa e organizou os resultados comparando-os, inclusive, com dados da CETIC coletados em todo o território nacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The social modifications that occurred due to the pandemic of COVID19, as of the year 2019, were evident and profound. For education, in particular, it has meant a watershed that demarcates the classroom before and after the implementation of new information technologies in education. In the Municipal Education Network of Passo Fundo/RS this implementation has been done continuously and progressively, in a way that impacts the lives of teachers, students, education managers, and the school community. Thus, the present work aims to analyze changes in the teaching process due to the introduction of information technologies (ICTs) in two municipal schools in Passo Fundo/RS, from the COVID19 pandemic. The main results show that there was a considerable investment in financial, structural and human resources training for the use of technologies due to the pandemic. However, because this is an area with many gaps in these same investment items, there is still much to be done. The research collected data in a quantitative and qualitative way and organized the results by comparing them, also, with CETIC data collected nationwide. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Information technology | en |
dc.subject | Public education | en |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | Passo Fundo (RS) | pt_BR |
dc.title | Educação e continuidade a partir da pandemia do COVID19 com foco em duas escolas municipais de Passo Fundo/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Camargo, Carla Souza de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172472 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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