Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
Fecha
2023Tutor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovi ...
Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas. ...
Abstract
This research explores what motivates teachers and teenagers to get involved in the study of Sociology in High School. Faced with the impermanence of Sociology as a mandatory subject in the Brazilian school curriculum, the Federal Institute of Rio Grande do Sul, at the Bento Gonçalves Campus, maintains the subject in its curriculum and recognizes on the component its differentials as a science. For this, an ethnographic study was carried out in the Sociology Teaching Project for Teenagers, prom ...
This research explores what motivates teachers and teenagers to get involved in the study of Sociology in High School. Faced with the impermanence of Sociology as a mandatory subject in the Brazilian school curriculum, the Federal Institute of Rio Grande do Sul, at the Bento Gonçalves Campus, maintains the subject in its curriculum and recognizes on the component its differentials as a science. For this, an ethnographic study was carried out in the Sociology Teaching Project for Teenagers, promoted by IFRS. The qualitative research focused on accompanying students in training and professors in the 2022 edition of the Project, in order to draw a profile of all these actors. The goal is to identify whether it is possible to create spaces for the broad study of Sociology, at the same time that professors provide an experience of teaching to students in training. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License