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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorBusato, Katiana Ecléiapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:29:01Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261928pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende analisar a aplicação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 em uma escola de Ensino Médio localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul. Tal Lei é responsável pela criação do artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todas as escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A pesquisa investiga, a partir de categorias sociológicas aplicadas ao campo da educação, e através de metodologia de abordagem qualitativa, como são tratadas as relações étnico-raciais no ambiente escolar, considerando as narrativas de docentes das Ciências Humanas. Apresenta resultados obtidos através de questionário realizado com quatro professoras da área das Ciências Humanas acerca do conhecimento e aplicabilidade da temática étnico-racial, bem como análise do Projeto Político Pedagógico da escola e trabalhos acadêmicos na referida temática. Aponta que ainda existe uma grande lacuna no que tange os compromissos do ensino das Ciências Sociais com a educação das Relações Étnico-raciais nas escolas de Ensino Médio e, por isso, observa a necessidade da reflexão sobre um currículo que estabeleça tal temática e projeto educativo como centro das ações pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work intends to analyze the application of Law 10.639/03 and Law 11.645/08 in a high school located in the northeast of the state of Rio Grande do Sul. This Law is responsible for the creation of article 26 A of the Law of Guidelines and Bases of National Education, making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. It investigates from sociological categories applied to the field of education, through a qualitative approach methodology, how ethnic-racial relations are treated in the school environment, considering the narratives of Human Sciences teachers. It shows results of a questionnaire carried out with four professors in the area of Human Sciences about the knowledge and applicability of the ethnic-racial theme, as well as an analysis of the Political Pedagogical Project of the school and academic works on the referred theme. It indicates that there is still a large gap in terms of the commitments of teaching social sciences to the education of ethnic-racial relations in high schools and, therefore, notes the need for reflection on a curriculum that establishes such a theme and educational project as the center of pedagogical actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationsen
dc.subjectTeaching of human sciencesen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul, Nordestept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.titleEnsino de sociologia e educação das relações étnico-raciais : práticas de inclusão curricular em escola da Região Nordeste do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBotezini, Natana Alvinapt_BR
dc.identifier.nrb001172761pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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