Comunicação não-violenta e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular
dc.contributor.advisor | Dal Forno, Marlise Amália Reinehr | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitt, Rosane Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T10:28:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261926 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está suportado nas minhas experiências pessoais com a Comunicação Não-Violenta (CNV), no aprendizado que os cursos de capacitação realizados, nesta área, me permitiram desenvolver e nas experimentações que os Estágios de Docência I e II, realizados durante o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais EaD, me revelaram, com objetivo de identificar pontos de fricção, de encontros e de desencontros, entre o que está proposto na CNV e o que está proposto na BNCC, colocando luz nos benefícios que essas duas metodologias podem proporcionar aos processos de aprendizagem, fazendo uma reflexão sobre o socioemocional e como desenvolver relações empáticas no âmbito escolar. Segundo a metodologia comunicacional da CNV (Rosenberg, 2006), as atitudes do ser humano se baseiam em atender as suas necessidades e as necessidades do próximo. Dessa forma, a principal proposta está em fazer com que alunos e professores identifiquem essas necessidades, como o objetivo de obter harmonia e compaixão de forma mútua e interpessoal. As implementações dentro do ambiente escolar podem ser baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que traz em seu conteúdo a normatização de processos de aprendizagem essenciais para o bom desenvolvimento do estudante, de acordo com o que o Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que sejam asseguradas. Esta pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliografica com inspiração sistemática da literatu.ra sobre Comunicação Não-Violenta de Marschall Rosenberg e processos circulares da Base Nacional Comum Curricular, com buscas de livros, artigos científicos, periódicos e demais ferramentas disponíveis na internet, com o objetivo de identificar e salientar os benefícios dessas duas metodologias nos processos de aprendizagem. As buscas aconteceram nas plataformas SciELO e Google Acadêmico, com as palavras-chave “ambiente escolar”, “base nacional comum curricular”, “comunicação não-violenta”. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is supported by my personal experiences with Non-Violent Communication (CNV), in the learning that the training courses conducted in this area allowed me to develop and in the experiments that the Teaching Stages I and II, carried out during the Undergraduate Course in Social Sciences EaD, revealed to me, in order to identify points of friction, meetings and mismatches, between what is proposed in the CNV and what is proposed in the BNCC, putting light on the benefits that these two methodologies can provide to learning processes, reflecting on the socio-emotional and how to develop empathic relationships in the school environment. According to the communication methodology of cnv (Rosenberg, 2006), the attitudes of the human being are based on meeting their needs and the needs of others. Thus, the main proposal is to make students and teachers identify these needs, such as the goal of obtaining harmony and compassion in a mutual and interpersonal way. The implementations within the school environment can be based on the National Common Curriculum Base (BNCC), a document that brings in its content the standardization of learning processes essential for the good development of the student, according to what the National Education Plan (PNE) provides for to be Assured. This research was developed through a bibliographic review with systematic inspiration of the literature on Nonviolent Communication by Marschall Rosenberg and circular processes of the National Common Curriculum Base, with searches for books, scientific articles, journals and other tools available on the Internet, with the objective of identifying and highlighting the benefits of these two methodologies in the learning processes. The searches took place on the SciELO and Google Scholar platforms, with the keywords "school environment", "common national curriculum base", "non-violent communication". | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | School environment | en |
dc.subject | Common national curricular base | en |
dc.subject | Ciências sociais : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Non-violent communication | en |
dc.subject | Comunicação não violenta (CNV) | pt_BR |
dc.title | Comunicação não-violenta e sua relação com a Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Aranda, Yara Paulina Cerpa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172902 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License