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dc.contributor.advisorComunello, Felipe Josépt_BR
dc.contributor.authorMachado, Alessandra Herpichpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261920pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo aborda como professores e alunos entendem a educação sexual, devido às transformações quanto à sexualidade e gênero na contemporaneidade, e à obrigatoriedade e transversalidade da temática em todas as escolas brasileiras. Trata-se de uma pesquisa empírica, que como objetivo principal buscou compreender como a educação sexual é entendida por professores e por alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Como método de pesquisa, foram realizadas 15 entrevistas com professores do Ensino Médio e aplicação de questionários com os estudantes dessa etapa de ensino, e para a análise dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, seguindo a abordagem qualitativa. Ficou constatado que professores e alunos consideram a educação sexual como muito importante, porém na escola investigada a temática se mostrou ausente nas práticas didáticas e pedagógicas em todas as disciplinas, contrariando aos pressupostos estabelecidos pelos PCN. Dessa forma, o presente estudo se faz relevante em sua contribuição para as pesquisas sobre a educação, ao estudar diferentes elementos que explicam o entendimento da educação sexual em uma escola de ensino médio, de um pequeno município do estado do Rio Grande do Sul. No mais, o trabalho apresenta-se pelo diferencial de comparar percepções de alunos e professores sobre a educação sexual, podendo servir de aporte para investigações futuras.pt_BR
dc.description.abstractThe present study addresses how teachers and students understand sex education, due to the transformations regarding sexuality and gender in contemporary times, and the obligatoriness and transversality of the theme in all Brazilian schools. This is an empirical research, which as its main objective sought to understand how sex education is understood by teachers and high school students of a state school in Rio Grande do Sul. As a research method, 15 interviews were conducted with high school teachers and questionnaires were applied to students at this stage of education, and for data analysis the content analysis technique was used, following the qualitative approach. It was found that teachers and students consider sex education to be very important, but in the school investigated, the theme was absent in didactic and pedagogical practices in all disciplines, contrary to the assumptions established by the PCN. In this way, the present study becomes relevant in its contribution to research on education, by studying different elements that explain the understanding of sex education in a high school, in a small municipality in the state of Rio Grande do Sul. In addition, the work is presented by the differential of comparing perceptions of students and teachers about sex education, which can serve as a contribution to future investigations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSexuality and genderen
dc.subjectSex educationen
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleEducação sexual na realidade escolar segundo professores e alunos do ensino médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAbalos Junior, Jose Luispt_BR
dc.identifier.nrb001172454pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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