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dc.contributor.advisorComunello, Felipe Josépt_BR
dc.contributor.authorShahin, Pitágoraspt_BR
dc.date.accessioned2023-07-10T10:28:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261915pt_BR
dc.description.abstractA situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. O professor no ambiente da sala de aula precisa criar situações que apresentem problemas para serem trabalhados com seus alunos, envolvendo o confronto entre o ponto de vista e a discussão entre seus alunos. Nesse momento a investigação do conflito entre os alunos devem ser mediadas pelo professor. A investigação estimula a troca de saberes entre os educandos e favorece uma visão crítica do conhecimento que está sendo adquirido na escola. Tanto os alunos como os professores pensam, leem, questionam suas próprias ideias e interagem com seus colegas, compartilhando suas inseguranças, tornando esta interação enriquecida de ambos os lados. O professor de Sociologia precisa oportunizar situações de inovação e criatividade envolvendo os discentes, favorecendo desta maneira o processo de diálogo e construção do conhecimento, aliado ao pensamento crítico, criativo e transformador que tenha como foco a aprendizagem significativa, ligada aos interesses dos alunos e articulada com problemas reais que se apresentam na sociedade. O ensino tem que estar centrado em situações de aprendizagem e ter o intuito de desafiar aluno e professor a investigar e pesquisar superando os desafios e propiciando espaços para que individualmente e coletivamente seja construindo o conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe current situation of Sociology in the school curriculum requires a close look at those responsible for the production of knowledge, which will be part of, at least in terms of the content that will appear in the discipline's classes aimed at high school students. In this sense, it is noteworthy the fact that the area of Social Sciences has not focused on the subject of teaching Sociology in school education, leaving more space for the area of Education to carry out this study. In this work, some issues related to the teaching of Sociology at school level will be presented. The teacher in the classroom environment needs to create situations that present problems to be worked on by his students, involving the confrontation between the point of view and the discussion among his students. At that moment, the investigation of the conflict between the students must be mediated by the teacher. The investigation encourages the exchange of knowledge among students and favors a critical view of the knowledge being acquired at school. Both students and teachers think, read, question their own ideas and interact with their colleagues, sharing their insecurities, making this interaction enriched on both sides. The Sociology teacher needs to provide opportunities for innovation and creativity involving students, thus favoring the process of dialogue and knowledge construction, combined with critical, creative and transformative thinking that focuses on meaningful learning, linked to the interests of students and articulated with real problems that arise in society. Teaching has to be centered on learning situations and have the intention of challenging students and teachers to investigate and research, overcoming challenges and providing spaces for them to build knowledge individually and collectively.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectCiências sociais : Ensinopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleO ensino de sociologia : questões referentes à formação e desafios da prática docente da disciplinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAbalos Junior, Jose Luispt_BR
dc.identifier.nrb001172886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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